JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 27 de setembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

Bloomberg

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O gasoduto Nord Stream 1, que fornece gás da Rússia à Alemanha através do Mar Báltico, tem “dois pontos de fuga” inexplicáveis nos tubos, revelaram esta terça-feira as autoridades dinamarquesas e suecas, logo após a descoberta de fugas no Nord Stream 2.

Especialistas e também a Rússia, que construiu a rede, disseram que a possibilidade de sabotagem não pode ser descartada, avança a “Reuters”.
 

 
Este calendário sobre a aprovação dos primeiros diplomas em Conselho de Ministros foi transmitido por António Costa na sessão de abertura da VI Cimeira do Turismo, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, num discurso que dedicou cerca de 30 minutos à história das polémicas e sistemáticas mudanças de posição em relação à localização no novo aeroporto.

Nesta quinta-feira, segundo António Costa, o Conselho de Ministros “vai aprovar uma resolução que definirá a metodologia para a realização e prazo sobre a avaliação ambiental estratégica (AAE), quer também a proposta de lei que vai permitir ao parlamento definir adequadamente as competências dos municípios em matéria de licenciamento de aeródromos”.
 

 
O turismo na União Europeia parece estar a recuperar fortemente da pandemia de Covid-19, com os dados do segundo semestre de 2022 a aproximaram-se dos do período homólogo de 2019, mais concretamente aqueles relativos ao número total de noites passadas em alojamento turístico (1,01 mil milhões este ano comparativamente a 1,18 mil milhões pré-pandemia), segundo o Eurostat.

Mesmo assim, os primeiros seis meses deste ano recuperaram em relação a anos anteriores uma vez que a distância de 2022 para 2019 se traduz numa queda de 14%, quando em 2021 era de 66% e, em 2020, de 60%.
 

 
O ex-secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo defendeu hoje, em Taiwan, que terminou a era da “cooperação cega” com a China e que as ambições crescentes de Pequim na região aproximaram outras nações.

“Se queremos um século XXI livre, não o século chinês, aquele com que [o Presidente da China] Xi Jinping sonha, o velho paradigma da cooperação cega deve acabar”, afirmou, num fórum económico em Kaohsiung.
 

 
A Madeira teve em agosto uma subida de 8% nas receitas e um aumento de 18% nas despesas, de acordo com a Direção Regional do Orçamento e Tesouro.

Em agosto as receitas atingiram os 111,4 milhões de euros, um valor superior aos 103,1 milhões de euros angariados no período homólogo.
 

 
O Presidente da República teme que o “discurso muito dramático” da presidente do Banco Central Europeu (BCE) sobre a evolução económica na zona euro tenha tido efeitos negativos nos mercados e nas economias.

Perante uma plateia de empresários portugueses em São Francisco, na noite de segunda-feira na Califórnia, hoje de madrugada em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu, porém, também ele “uma análise pessimista” da conjuntura económica portuguesa nos próximos tempos, “por causa do mundo”.
 

 
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, concordaram ontem, segunda-feira, que “chegou a hora” de emitir uma nova declaração conjunta de ambas as entidades para “progredir na sua associação”.

Num encontro mantido ontem, os dois dirigentes falaram sobre a agressão russa contra a Ucrânia e sobre o aumento do apoio a este país, para além da cooperação entre Bruxelas e a aliança atlântica, de acordo com o que partilharam nas suas redes sociais.
 

 
“No final de agosto os pagamentos em atraso das entidades públicas ascenderam a 778,1 milhões de euros, o que representa um aumento de 157,6 milhões de euros relativamente ao período homólogo e uma diminuição de 141,7 milhões de euros face ao final do mês anterior”, informa a síntese da execução orçamental da DGO.

Para a evolução homóloga contribuiu, sobretudo, o aumento em 154,1 milhões de euros da dívida dos Hospitais EPE (Entidades Públicas Empresariais), para 542,7 milhões de euros.
 

 
O Estado verificou um crescimento no excedente orçamental para 2.303 milhões de euros em agosto, o que representou uma melhoria de 9.211 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o comunicado do Ministério das Finanças esta segunda-feira, 26 de setembro.

A mesma nota indica que em relação aos primeiros oito meses de 2019, “ainda sem efeito da pandemia”, o saldo acumulado apresentou um aumento menor, de 1.899 milhões de euros.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Portugal é o terceiro favorito a ganhar o Mundial, prevê casa de apostas

Após o triunfo por 6-1 frente à Suíça, resultado que colocou Portugal no caminho de Marrocos nos quartos-de-final do Mundial, a Seleção comandada por Fernando Santos é agora a terceira favorita a ganhar a competição, empatada com a Argentina e a Inglaterra.

Respostas Rápidas: Que jogadores de Portugal mais podem valorizar neste Mundial?

Da baliza ao ataque, da Luz ao Dragão passando por Madrid, a prestação da Seleção portuguesa no Mundial pode dar muito a ganhar em 2023, sobretudo aos clubes que “emprestam” os seus melhores ativos para a prova de seleções de excelência a nível mundial. Saiba que jogadores poderão sair mais valorizados com a promessa das milhões para o fecho de contas do primeiro semestre da temporada.
Comentários