JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 4 de outubro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

Reuters

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Os novos preços entram em vigor na quarta-feira e prolongam-se até 31 de outubro.

De acordo com a tabela dos novos preços máximos, publicada no ‘site’ do regulador, até hoje, o valor de uma garrafa de GPL (gás de petróleo liquefeito) propano de nove quilogramas (kg) estava fixado em até 23,45 euros, descendo, a partir de quarta-feira, para 23,27 euros.
 

 
As ações no Reino Unido subiram nesta terça-feira, após um início agitado do trimestre devido a cortes de impostos anunciados pelo governo, que, entretanto, já recuou no pacote de medidas financeiras.

Assim, o britânico FTSE 100, que agrega as 100 maiores cotadas em Londres, segue a valorizar 1,52% e o FTSE 250 avança 0,68%. Na segunda-feira, as ações na bolsa de Londres tinham recuado até 1,5%, antes de terminar em alta.
 

 
Em agosto de 2022, Lisboa apresentou um preço médio de venda de 4.817 euros por metro quadrado (m2), ultrapassando Madrid, Barcelona e Milão, que não passaram dos 4.764 euros/m2. A capital portuguesa tornou-se assim a cidade mais cara do sul da Europa para comprar casa uma vez que foi apenas foi superada pelos 12.674 euros/m2 de Paris, revela a CASAFARI.

O Relatório do Mercado Residencial da maior plataforma europeia de dados imobiliários indica ainda que Lisboa e Madrid têm o crescimento dos preços mais acentuado, com aumentos de 5,4% e 5,0%, respetivamente. Em Barcelona, ​​os preços registaram-se estáveis, ​​com um ligeiro aumento de 0,9% e em Paris caíram 0,6%.
 

 
O Conselho da União Europeia deu hoje a ‘luz verde’ definitiva à nova lei sobre “salários mínimos adequados” em todo o bloco comunitário, com a qual espera ajudar a garantir condições de trabalho e de vida dignas para os trabalhadores na Europa.

O aval dos 27 ocorre depois de, em 14 de setembro passado, o Parlamento Europeu ter aprovado em Estrasburgo por larga maioria (505 votos a favor, 92 contra e 44 abstenções) a nova legislação, que os Estados-membros terão agora dois anos para transpor para o direito nacional.
 

 
Os Estados Unidos estão a preparar com o Japão e a Coreia do Sul uma “resposta robusta” ao lançamento hoje de um míssil balístico norte-coreano sobre o Japão, afirmou a Casa Branca.

O conselheiro para a Segurança Nacional dos EUA, Jack Sullivan, encontrou-se separadamente com os homólogos sul-coreano e japonês para desenvolver uma “resposta internacional apropriada e robusta” e reafirmar o “compromisso de ferro” dos Estados Unidos na defesa do Japão e da Coreia do Sul, disse a porta-voz Adrienne Watson.
 

 
A Coreia do Norte disparou hoje um míssil balístico sobre o Japão, adiantou o gabinete do primeiro-ministro japonês, num teste que originou alertas para moradores e obrigou à suspensão da circulação ferroviária em regiões do nordeste.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro japonês, pelo menos um míssil foi disparado pela Coreia do Norte, sobrevoou o Japão e acredita-se que tenha caído no Oceano Pacífico.
 

 
A Ucrânia vai juntar-se a Portugal e Espanha numa candidatura conjunta à organização do Mundial2030 de futebol, divulgou hoje a imprensa inglesa, no dia em que os países ibéricos anunciaram uma conferência de imprensa na sede da UEFA.

De acordo com o jornal The Times, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deu ‘luz verde’ à intenção da Ucrânia poder organizar o Campeonato do Mundo de 2030 com Portugal e Espanha e que esse objetivo será tornado público na quarta-feira, numa conferência de imprensa conjunta promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), em Nyon, na Suíça.
 

 
Oficiais de Justiça vão estar hoje em greve nos tribunais judiciais de Lisboa, Porto e Ponta Delgada, entre as 9:00 e as 12:30, por questões ligadas à carreira, aposentação, preenchimento de lugares e Estatuto profissional.

A greve, convocada pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), decorrerá também na quinta-feira durante o período da tarde (13:30-17:00) nos núcleos judiciais de Coimbra, Funchal e Almada.
 

 
O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro iniciou, esta segunda-feira, o processo de dissolução de empresa na área da saúde, na qual era gerente.

Em comunicado, o gabinete do Ministério da Saúde explica que “ciente de que o exercício de funções como Ministro é incompatível com a integração em corpos sociais de pessoas coletivas de fins lucrativos, Manuel Pizarro, sócio-gerente da empresa ‘Manuel Pizarro – Consultadoria, Lda’, iniciou o processo de dissolução da mesma”.
 

 
O Metropolitano de Lisboa anunciou que “tendo em vista a melhoria progressiva da qualidade do seu serviço de transporte, designou José António Vieira da Silva para Provedor do Cliente da empresa, mediante a celebração de um contrato de prestação de serviço não remunerado”.

O mandato é de um ano, renovável sucessivamente por iguais períodos.
 

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Portugal é o terceiro favorito a ganhar o Mundial, prevê casa de apostas

Após o triunfo por 6-1 frente à Suíça, resultado que colocou Portugal no caminho de Marrocos nos quartos-de-final do Mundial, a Seleção comandada por Fernando Santos é agora a terceira favorita a ganhar a competição, empatada com a Argentina e a Inglaterra.

Respostas Rápidas: Que jogadores de Portugal mais podem valorizar neste Mundial?

Da baliza ao ataque, da Luz ao Dragão passando por Madrid, a prestação da Seleção portuguesa no Mundial pode dar muito a ganhar em 2023, sobretudo aos clubes que “emprestam” os seus melhores ativos para a prova de seleções de excelência a nível mundial. Saiba que jogadores poderão sair mais valorizados com a promessa das milhões para o fecho de contas do primeiro semestre da temporada.
Comentários