JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 8 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

Reuters

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O preço médio de venda ao público (PMVP) do gás butano em garrafa subiu 19,5%, no terceiro trimestre, em termos homólogos, para 2,433 euros por quilograma (euros/kg), enquanto o propano a granel subiu 34,7%, para 2,308 euros/kg.

Segundo dados da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), hoje divulgados, no terceiro trimestre, “comparando com o trimestre homólogo, houve uma subida do preço em 39,7 cêntimos/kg (+19,5%)”, no butano em garrafas, de 2,036 euros/kg (euros por quilograma) para 2,433 euros/kg.
 

 
O secretário-geral cessante do PCP, Jerónimo de Sousa, apresentou hoje a renúncia ao mandato de deputado à Assembleia da República e vai ser substituído por Duarte Alves, um dos mais jovens dirigentes do partido.

Depois de anunciar no domingo que ia deixar de ser deputado, Jerónimo de Sousa “formalizou hoje a apresentação da sua renúncia ao mandato de deputado na Assembleia da República”, anunciou em comunicado a direção comunista.
 

 
Em comunicado hoje divulgado, a PJ confirma que, no desenvolvimento de uma investigação relativa a “procedimentos de contratação pública realizados por diversas autarquias locais, procedeu à realização de quinze buscas domiciliárias e não domiciliárias, designadamente, em duas Câmaras Municipais, uma Junta de Freguesia, em treze empresas e em nove residências, todas situadas na área Metropolitana de Lisboa”.

“Está em causa uma investigação em que se visa apurar a eventual prática de crime de corrupção ativa e passiva para ato ilícito, de participação económica em negócio e de prevaricação”, pode ler-se ainda na nota, que não especifica quais as autarquias em causa.
 

 
O primeiro-ministro discursa hoje perante a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27) para transmitir que Portugal não abranda metas ambientais por causa da crise energética e até antecipa para 2045 o objetivo da neutralidade carbónica.

Esta deverá ser uma das linhas da intervenção de fundo que António Costa fará ao final desta manhã, em Sharm el-Sheikh, no Egito, no seu segundo e ultimo dia de participação na COP27 – cimeira que se prolongará até ao próximo dia 18.
 

 
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois, a cinco e a 10 anos, no prazo mais curto para um máximo desde janeiro de 2014, alinhados com os de Espanha e Itália.

Às 08:40 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam para 3,326%, contra 3,299% na segunda-feira. A cinco anos, os juros também subiam, para 2,728%, contra 2,686%. No mesmo sentido, os juros a dois anos avançavam, para 2,182%, contra 2,143% na sessão anterior.
 

 
A Comissão Europeia apresenta, esta quarta-feira, diretrizes sobre o futuro da governação económica da União Europeia (UE), esperando-se regras orçamentais que prevejam investimentos, mas com regresso às apertadas metas de redução das dívidas públicas, elevadas devido à pandemia.

Fontes europeias indicaram à agência Lusa que esta será a “primeira orientação desta reforma da governação económica” que será feita na UE, seguindo-se depois um debate para a retoma das regras orçamentais – em vigor há quase 30 anos e apenas agora suspensas temporariamente – a partir de 2024.
 

 
A Arménia e o Azerbaijão tiveram conversações hoje em Washington, sob a égide dos Estados Unidos, horas depois de novos confrontos na fronteira, num conflito que custou centenas de vidas nos últimos meses.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países do Cáucaso foram recebidos pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.
 

 
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem mencionado a possibilidade de uma nova candidatura à Casa Branca, prometeu fazer “um grande anúncio” a 15 de novembro.

“Em 2024 vamos recuperar a nossa magnífica Casa Branca”, disse Trump, na noite de segunda-feira, num discurso de quase duas horas, durante um comício de campanha no estado de Ohio (centro-oeste).
 

 
Num aviso à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) dá conta das previsões, para terça-feira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que apontam para períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em especial no litoral e zonas montanhosas das regiões Norte e Centro, podendo acumular mais de 10 milímetros numa hora ou 30 milímetros em seis horas no Minho e Douro Litoral, entre o fim da madrugada e o meio da tarde, e que podem ser acompanhados de trovoada.

O IPMA prevê também vento de sudoeste, por vezes forte na faixa costeira, em especial a norte do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas do Norte e Centro e agitação marítima na costa ocidental do Norte e do Centro com ondas de quatro a cinco metros de altura significativa até quarta-feira.
 

 
“Não, não está”, afirmou Pedro Nuno Santos em resposta ao deputado da Iniciativa Liberal (IL) Carlos Guimarães Pinto que, após o ministro ter afirmado que o processo de privatização não está ainda definido, insistiu que “então neste momento não há qualquer tipo de negociação com nenhum potencial comprador?”.

O deputado da IL insistiu ainda em saber se Pedro Nuno Santos podia confirmar que a privatização da TAP ocorrerá ainda em 2023, se será sobre mais de 50% do capital e se, após a privatização o Estado planeia ficar com algum tipo de obrigação ou se dará algum tipo de garantia sobre a dívida da TAP, mas a resposta de Pedro Nuno Santos não se afastou do registo inicial.

Recomendadas

Morreu Fernando Gomes, ex-jogador do F. C. Porto

O antigo avançado internacional português Fernando Gomes, vencedor de duas Botas de Ouro e melhor marcador da história do FC Porto, morreu este sábado aos 66 anos. Funeral será este domingo à tarde.

Marcas vs Catar: o difícil equilibrismo das maiores marcas do mundo. Veja o “Jogo Económico”

Do equilibrismo de quem patrocina a prova à anti-campanha de quem está de fora, estes dias estão entregues a uma espécie de Mundial de marcas com desfecho imprevisível. Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor-executivo do IPAM e Henrique Tomé, analista da corretora XTB, são os convidados desta edição.

O Mundial de todas as contradições em análise. Veja o “Atlantic Connection”

Com apresentação de Giovanna Oliveira e José Carlos Lourinho, o Atlantic Connection é um programa produzido em parceria pela BM&C News e pelo Jornal Económico, que oferece uma perspectiva em português sobre os grandes temas da atualidade global.
Comentários