JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Segundo a informação divulgada, a Tap Air Portugal e outras quatro companhias aéreas estrangeiras terão de reembolsar mais de 580 milhões de euros a passageiros cujas viagens foram canceladas ou significativamente atrasadas desde o início da pandemia.

O Departamento de Transportes dos EUA também multou as companhias aéreas em mais de 6,7 milhões de euros por atrasarem os reembolsos demasiado tempo, violando as regras de proteção ao consumidor.
 

 
A investigação foi desencadeada por uma reportagem a agência de notícias Associated Press (AP) de 2018

Na ocasião, foi descoberto que a Google continuou a rastrear os dados das pessoas mesmo depois da desativação do “histórico de localização”.
 

 
As posições do chefe do governo britânico foram transmitidas hoje na sessão de abertura da Cimeira do G20 que decorre em Bali, Indonésia.

“Percebe-se que Putin não se sinta capaz de se juntar a nós, aqui. Talvez se o tivesse feito pudéssemos tratar de resolver as coisas”, disse Sunak no Cimeira e perante o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.
 

 
Emmanuel Macron “pede que a China contribua para (…) enviar mensagens ao Presidente Putin para evitar a escalada e voltar seriamente à mesa de negociações”, indicou a presidência francesa.

Xi Jinping e Emmanuel Macron encontram-se em Bali, na Indonésia, onde decorre até amanhã a cimeira do G20, grupo das nações mais industrializadas do mundo.
 

 
A proposta vai ser apresentada pelo vice-presidente da câmara e responsável pelo pelouro das Finanças, Filipe Anacoreta Correia (CDS-PP), pelas 11:00, nos Paços do Concelho, prevendo a liderança na câmara que este segundo orçamento do mandato 2021-2025 concretize algumas das promessas eleitorais assumidas pela coligação “Novos Tempos” (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança).

Entre as medidas do orçamento municipal de Lisboa para 2023, segundo informação municipal a que a agência Lusa teve acesso, estão a isenção de Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) a jovens até 35 anos para aquisição de habitação própria, no valor máximo de 250 mil euros, e a devolução de 3,5% de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) aos munícipes, voltando a aumentar 0,5% como fez este ano que passou de 2,5% para 3%.
 

 
Esta é a primeira cimeira do G20 desde que começou a guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano, e a falta de consenso poderá refletir-se na declaração final conjunta, como aconteceu na cimeira da Ásia Oriental, realizada no domingo, em Phnom Penh.

O Presidente russo, Vladimir Putin, não participa na cimeira das 20 economias mais desenvolvidas e dos países emergentes, em que estará representado pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.
 

 
As receitas totais da Vodafone Portuga subiram 6,1% para os 612 milhões de euros durante o primeiro semestre do ano fiscal de 2022-2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os meses de abril a setembro, as receitas as receitas de serviço da operadora de telecomunicações aumentaram 6,2% em termos homólogos para 561 milhões de euros.

A empresa considera que os resultados financeiros obtidos neste exercício advêm de uma “estratégia consistente de inovação no mercado nacional”, mas reconhece que “os desafios impostos pelo atual contexto socioeconómico” impactaram as contas, sobretudo no último trimestre.
 

 
O Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, entrega esta terça-feira o Orçamento da Região e o Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Região Autónoma da Madeira (PIDDAR) para 2023.

A entrega está agendada para as 15h na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.
 

 
Os CTT – Correios de Portugal reagiram à notícia recente da SIC de que uma funcionária do posto dos CTT da Guarda é suspeita de ter falsificado certificados de aforro e de burlar clientes em milhares de euros.

“No seguimento das notícias veiculadas na comunicação social a propósito da falsificação de certificados de aforro, os CTT esclarecem que “a subscrição dos Certificados de Aforro só pode ser efetuada nas Estações de Correio dos CTT, não integrando a oferta de serviços disponível nos postos de correio; a pessoa alegadamente responsável pelas falsificações referidas na comunicação social não trabalha em nenhuma Estação de Correio e não é funcionária dos CTT” pelo que “os casos relatados configuram situações de falsificações a que os CTT são alheios”.

Recomendadas

Râguebi português no Mundial: uma oportunidade para atrair patrocinadores? Veja o “Jogo Económico”

O râguebi português vive um momento histórico com a segunda qualificação para o Mundial. Dos apoios aos patrocínios, o que ganha a modalidade com esta visibilidade? Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, é o convidado desta edição.

Mundial2022. Croácia nas meias-finais após eliminar o Brasil nos penáltis

A Croácia qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais do Mundial de futebol de 2022, ao vencer o pentacampeão Brasil por 4-2 no desempate por penáltis, após 1-1 nos 120 minutos, no primeiro encontro dos quartos de final.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.
Comentários