JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 22 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

Bactérias

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Naquele ano, 7,7 milhões de mortes (13,6% do total) estiveram relacionadas com 33 infeções bacterianas comuns, com mais da metade dos casos ligados a apenas cinco bactérias (S. aureus, E. coli, S. pneumoniae, K. pneumoniae e P. aeruginosa), mostra a investigação.

“Estes novos dados revelam, pela primeira vez, a extensão do desafio que as infeções bacterianas representam para a saúde pública em todo o mundo”, disse Christopher Murray, coautor do estudo e diretor do Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde (IHME) da Universidade de Washington, citado no comunicado de divulgação do relatório.
 

 
Em comunicado, a estrutura na qual estão representados os Estados-membros indica que “aprovou hoje o projeto comum do orçamento geral da UE para 2023, acordado nas negociações com o Parlamento Europeu em 14 de novembro”.

“A maioria qualificada necessária para a aprovação foi alcançada hoje, o que significa que o Conselho dá ‘luz verde’ ao orçamento da UE para 2023”, explica o organismo.
 

 
O Irão começou a produzir 60% de urânio enriquecido na central de Fordo, muito acima do limiar de 3,67% estabelecido pelo acordo internacional de 2015 sobre o seu programa nuclear, informou hoje a agência de notícias Isna.

“O Irão iniciou a produção de urânio enriquecido a 60% pela primeira vez em Fordo”, informou a agência.
 

 
A reunião, à margem de uma conferência de ministros da Defesa, em Siem Reap, foi a primeira entre Austin e Wei desde junho e depois da visita da líder da Câmara dos Representantes no Congresso norte-americano, Nancy Pelosi, a Taiwan, ilha reivindicada por Pequim.

A China considerou a visita de Pelosi, no início de agosto, como uma grande provocação.
 

 
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) está menos otimista do que estava em junho quanto à evolução da economia portuguesa no próximo ano. Na edição divulgada esta terça-feira do Economic Outlook, a organização liderada por Mathias Cormann revê em baixa a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2023 e adianta que a inflação deverá ficar acima do anteriormente previsto, por efeito nomeadamente da guerra em curso na Ucrânia.

“Estima-se que o crescimento do PIB [de Portugal] deverá cair de 6,7% em 2022 para 1% em 2023 e 1,2% em 2024, com a guerra na Ucrânia, as disrupções nas cadeias de abastecimento, os preços da energia e a subida dos juros a pesarem na atividade”, escreve a OCDE esta manhã.
 

 
O Aeroporto da Madeira vai avançar com obras de requalificação aos acessos à infraestrutura aeroportuária, a partir desta terça-feira, que têm por objetivo a melhoria de infraestruturas e o aumento da qualidade de serviço ao passageiro. Estas intervenções vão causar condicionamentos ao tráfego rodoviário e o acesso aos parques de estacionamentos, referiu a ANA – Aeroportos de Portugal.

“As alterações são temporárias e vão ser faseadas para que haja sempre alternativa para a passagem e circulação de viaturas. A ANA está a trabalhar com todos os parceiros para minimizar os impactos nas acessibilidades e para reforçar a sinalização específica e as equipas de apoio necessárias a esta intervenção”, refere a entidade gestora de aeroportos.
 

 
O “Jornal Económico” estreou este domingo uma série de cinco programas dedicados ao Catar 2022, o Mundial de futebol que terá início este domingo e que decorre pela primeira vez no Médio Oriente.

Neste episódio, damos as boas-vindas a dois campeões do mundo, um deles o campeão do mundo em título. A Argentina, com muitos rostos familiares dos portugueses, é o primeiro campeão a entrar em campo; a França, com muitas ausências, fecha o dia. Lá pelo meio, ainda há espaço para ver o campeão da Europa mais improvável da história do futebol: a Dinamarca.
 

 
Após ter sido adiado no último ano devido à situação pandémica, o ‘VI Fórum Abrigo’ volta a reunir várias personalidades da área política e representantes de diversas instituições locais nacionais, para debater as grandes problemáticas ligadas às crianças em risco, e as suas famílias.

Com o título “As Crianças e o Mundo, Que caminhos? Que metas?”, este evento que conta com “O Jornal Económico”, “Novo” e revista “Forbes” como media partners decorre esta quarta-feira, 23 de novembro, a partir das 9h00, no Cinema-Teatro Joaquim de Almeida, no Montijo.
 

 
O Ministério dos Negócios Estrangeiros português anunciou hoje que a situação do seguro de saúde dos funcionários afetos à Embaixada de Portugal no Qatar “está já a ser regularizada”.

A informação do MNE, após solicitação da agência Lusa, surge no seguimento de acusações do secretário-geral adjunto do Sindicato dos Trabalhadores Consulares, das Missões Diplomáticas e dos Serviços Centrais do Ministério dos Negócios Estrangeiros (STCDE), de que o Estado português mantinha estes trabalhadores nas mesmas condições que outros imigrantes, que tanta atenção têm merecido a propósito do Mundial2022.

Recomendadas

Castro Marim é “Município Amigo do Desporto”

O galardão reconhece o trabalho desenvolvido na área desportiva, bem como o apoio às associações desportivas, com as quais a autarquia  estabelece parcerias, procurando alargar a oferta desportiva no concelho, e a formação técnica contínua.

Portugal perde com Coreia do Sul e Paulo Bento está nos ‘oitavos’ do Mundial2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia do Sul, de Paulo Bento, que se qualificou para os ‘oitavos’, eliminando Uruguai e Gana.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.
Comentários