JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 29 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Em novembro, o indicador do sentimento económico aumentou pela primeira vez desde fevereiro — mês em que começou a guerra na Ucrânia — tanto na União Europeia (+1,0 ponto para 92,2) como na zona euro (+1,0 ponto para 93,7), segundo dados divulgados esta terça-feira pela Comissão Europeia.

No mês anterior, o sentimento económico havia recuado para novos mínimos de 92,5 pontos na zona euro e de 90,9 na UE. A mudança fica a dever-se, justifica o comunicado da Comissão, a uma recuperação na confiança do consumidor que compensou uma nova deterioração da confiança da indústria.
 

 
Clara Raposo, presidente do ISEG Lisbon School of Economics, toma posse esta terça-feira como vice-governadora do Banco de Portugal no Salão Nobre do Ministério das Finanças, às 12h30. O Governador Mário Centeno passará assim a contar com dois vice-governadores, já que Luís Máximo dos Santos é reconduzido no cargo.

Para a administração do banco central entram ainda a economista Francisca Guedes de Oliveira (professora na Católica Porto Business School) e a atual diretora do Departamento de Mercados do Banco de Portugal, Helena Adegas e Rui Pinto, que saiu da administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) à beira do fim do mandato que terminava este ano.
 

 
O ministro da Educação volta hoje a receber os sindicatos do sector para uma reunião que tem na agenda a progressão na carreira de docentes doutorados e a vinculação extraordinária dos docentes das escolas artísticas.

Um dos temas em cima da mesa é a possibilidade de dispensar os professores doutorados do requisito de obtenção de vaga para o acesso aos 5.º e 7.º escalões da carreira, atualmente previsto para todos no estatuto da carreira docente.
 

 
A Unidade Local de Saúde Alto Minho, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, o Hospital Santa Maria Maior e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa são os vencedores da 2.ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde.

Os vencedores, hoje anunciados e que receberão 50.000 euros cada, apresentaram projetos para integrar uma consulta de demências com recurso à telemedicina (Alto Minho), aumentar as valências e capacidade de confeção de produtos de apoio como próteses e ortóteses com recurso a scanner e impressão 3D (Algarve), capacitar os utentes sujeitos a terapêutica anticoagulante para a automonitorização (Santa Maria Maior) e uma plataforma inteligente para sinalizar doentes para a hospitalização domiciliária (Tâmega e Sousa).
 

 
A companhia aérea EasyJet registou perdas líquidas anuais até 30 de setembro de 169 milhões de libras (194,3 milhões de euros), menos 80% do que em período homólogo devido ao bom desempenho durante o verão na Europa.

Num comunicado enviado à Bolsa de Valores de Londres, a companhia aérea de viagens ‘low cost’ indicou que os prejuízos anuais antes de impostos foram de 208 milhões de libras (239 milhões de euros), em comparação com 1.036 milhões de libras (1.191 milhões de euros) no período homólogo.
 

 
A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com a abstenção do PS e PAN, e o voto contra da CDU e do BE, o orçamento municipal para 2023 de 385,8 milhões de euros.

O orçamento da Câmara do Porto para 2023, que contempla um aumento de 20,9% face a 2022, o equivalente a 66,8 milhões de euros, foi aprovado com os votos favoráveis dos eleitos do movimento independente “Aqui Há Porto”, do PSD e do Chega.
 

 
Nuno Rocha é o novo CEO do Banco Best, o banco digital do grupo Novobanco, apurou o Jornal Económico. A anterior presidente executiva, Madalena Torres, saiu em abril, depois de apresentar as contas anuais em fim de março, quando o Banco Best reportou um resultado líquido positivo de 3,3 milhões de euros em 2021, o que representa um aumento de 83% face ao ano anterior.

O novo CEO está ainda a ser avaliado no âmbito do processo de “fit & proper”, pelo Banco de Portugal, e deverá ser anunciado depois de ter luz verde do regulador.
 

 
Na resolução, os eurodeputados denunciavam a corrupção “desenfreada” da FIFA (Federação Internacional de Futebol) e exigiam que as autoridades do Qatar, entre outras coisas, estendessem o fundo de compensação às famílias dos operários que morreram durante a construção dos estádios para a competição futebolística.

“O Qatar é um país independente que não aceitará ordens de outros nem lições de moral de ninguém”, advertiu o Conselho da Shura do Qatar, um dos órgãos consultivos mais importantes do país, dando voz ao aparente mal-estar dentro do regime qatari causado pela onda de críticas de que foi alvo nas últimas semanas.
 

 
A portuguesa Ifthenpay, especializada e líder de mercado em pagamentos digitais para empresas, anunciou que registou um crescimento de mais 18% ao longo do mês de novembro na movimentação financeira através dos seus pagamentos digitais (+95,5 milhões de euros), e por comparação com período homólogo do ano anterior.

“Este crescimento foi impulsionado pela iniciativa da Black Friday dos seus clientes comerciantes, que decorreu desde o início do mês de novembro”, revela a empresa.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Manchester City contrata advogado de Boris Johnson no ‘Partygate’. Lord Pannick cobra 450 mil euros por semana

O clube inglês está empenhado em defender-se das acusações da Premier League sobre a violação das regras do fair-play financeiro e conta com os serviços do advogado que anulou a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto em 2020, de proibir o Manchester City de participar nas provas da UEFA durante dois anos.
Comentários