JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 6 de dezembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

O novo processo de reprivatização de 71,73% da Efacec Power Solutions já arrancou e a Parpública, que detém as ações, anunciou em comunicado que já recebeu oito manifestações de interesse. Embora não detalhe quais.

O prazo da entrega destas propostas era esta segunda-feira às 17h00.

Os aeroportos nacionais movimentaram 18,5 milhões de passageiros no terceiro trimestre, o que representa um aumento de 79,4% face ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, em comparação com o terceiro trimestre de 2019, observou-se uma redução na ordem 1,5%, de acordo com os dados divulgados pelo INE.

No período em análise foram ainda transportados 44,6 milhões de passageiros nos comboios e 54,8 milhões no metropolitano. Registos que significam crescimentos de 35,9% e 50,8%, respetivamente, se comparados com o período homólogo, mas quedas de -3,2% e -15,5%, pela mesma ordem, face a igual período de 2019.

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária levou esta terça-feira a cabo uma operação policial em Lisboa, Porto, Alter do Chão, Almada e Comporta que culminou na detenção de cinco pessoas.

Segundo um comunicado da PJ, a acção policial visou a execução de 59 mandados de busca, dos quais 29 buscas domiciliárias e 30 buscas não domiciliárias, no âmbito de um inquérito titulado pelo DIAP Regional de Lisboa. Em causa estão suspeitas de práticas criminosas no exercício de funções públicas. Foram ainda constituídos 19 arguidos.

A Claranet está a recrutar mais de uma centena de profissionais de IT. A empresa portuguesa de tecnologias de informação fechou o ano fiscal de 2022 – que terminou no final de junho – com um volume de negócios acima dos 200 milhões de euros.

Este crescimento homólogo de 77%, refere a empresa em comunicado, sustenta “previsões de crescimento significativo para 2023”.

Os jovens estão numa posição particularmente frágil no mercado de trabalho. Desde 2015 que o desemprego entre estes indivíduos é mais do dobro da taxa geral, e as oportunidades que estão disponíveis tendem a ser mais precárias e associadas a salários baixos. Estas conclusões constam do Livro Branco “Mais e Melhores Empregos para os Jovens”, da autoria da Fundação José Neves, da Observatório do Emprego Jovens e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para Portugal.

“O emprego jovem continua a ser de baixa qualidade e esta tendência é acentuada durante as crise económicas”, sublinha esse estudo, que alerta que nem as qualificações têm conseguido proteger os jovens desses riscos.

O “Jornal Económico” prossegue esta terça-feira uma série de programas dedicados ao Qatar 2022, o Mundial de futebol que teve início este decorre pela primeira vez no Médio Oriente.

Neste episódio, nota para as probabilidades de vitória da Seleção portuguesa mais logo frente à Suíça, o português que pode fazer a estreia a marcar em jogos a eliminar num Mundial e a diferença de valores de mercado entre as duas formações.

A Fitch justifica, em comunicado divulgado hoje, a revisão em alta da zona euro com o facto de a “crise do gás europeu” estar a diminuir “um pouco”, mas diz que as “subidas de taxas de juro mais acentuadas do BCE [Banco Central Europeu] vão ter impacto na procura”.

“A inflação está a revelar-se mais difícil de controlar do que o esperado à medida que as pressões dos preços se alargam e se tornam mais entrincheiradas”, disse Brian Coulton, economista-chefe da agência, citado no comunicado.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 7 de fevereiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 6 de fevereiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários