JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 17 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Vodafone vai subir os preços dos seus pacotes a partir do dia 1 de março, com um aumento máximo de até 7,8% no valor global da fatura, conforme os serviços subscritos pelos consumidores. A variação vai seguir a variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) referente ao ano de 2022, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo informou a Vodafone em comunicado no site oficial.

A empresa de telecomunicações justifica a decisão com o cenário de “aumentos significativos nos preços da energia e das matérias-primas”, explicando que a situação macroeconómica e geopolítica gera aumentos “custos operacionais e de manutenção e gestão da rede de suporte”.
 

 
A socialista Jamila Madeira suspendeu cargo na REN, conforme avançou a “SIC Notícias”. A saída da REN acontece depois de ter sido noticiado que Jamila Madeira acumulava rendimentos na rede elétrica nacional e no Parlamento desde 2010.

Em declarações ao Jornal Económico (JE) a deputada do PS confirmou que suspendeu a sua atividade profissional na REN. “Sim, claro que confirmo que suspendi a minha atividade profissional, no local onde sou profissional desde 1997 onde comecei como estagiária”, afirma a socialista.
 

 
O Partido Socialista apresentou um projeto de lei, na Assembleia da República, para elevar a povoação de Boliqueime à categoria de vila.

A proposta destaca que a aldeia do concelho de Loulé “prima pela boa hospitalidade das suas gentes” e está ligada a atividades como “a agroindústria da alfarroba, o comércio de frutos secos e a produção e comércio de citrinos, sector de atividade que tem conhecido uma franca expansão com a instalação de diversas empresas”.
 

 
O filme madeirense Posso Olhar Por Ti, de Francisco Lobo Faria, foi premiado com o ‘Best Youth Cast’ [melhor elenco de jovens] no festival australiano Titan International Film Festival, de acordo com a produtora.

A cerimónia de entrega de prémios da primeira edição do festival, referente ao ano 2022, realiza-se este sábado, no Palace Chauvel Cinema, em Sydney, e conta com a presença do realizador Francisco Lobo Faria, lê-se num comunicado enviado à Lusa pela produtora de cinema Filmógrafo.
 

 
O luxo não está morto e ainda há dinheiro que o sustente. O grupo de luxo Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH), detido pelo atual homem mais rico do mundo, Bernard Arnault, atingiu uma capitalização de mercado de 400 mil milhões de euros, revela a “Reuters”.

Esta é a primeira vez que a empresa atinge um valor de mercado tão elevado, tornando-se a empresa europeia mais valiosa ao momento.
 

 
A próxima JE Talks irá focar-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em particular no contexto de aplicação dos fundos desse plano na atual conjuntura macroeconómica. Poderá assistir a esta conversa em direto, na próxima quinta-feira, 19 de janeiro, a partir das 15h00, com transmissão na JE TV e nas restantes plataformas digitais do Jornal Económico.

Em cima da mesa estarão temas relacionados com o impacto que estes fundos terão na evolução da economia portuguesa este ano, sobretudo no ecossistema empresarial. Além disso, será uma oportunidade para fazer um ponto de situação aos fundos já atribuídos e ainda aos concursos que se espera que sejam abertos em 2023.
 

 
A rede imobiliária ERA Portugal registou um volume de faturação superior a 92 milhões de euros em 2022, o que representou um aumento de 10% face ao ano anterior e atingindo um valor recorde nos 25 anos de atividade da empresa em Portugal.

Por sua vez, o volume de transações atingiu os 1,8 mil milhões de euros suportados pelos 11.900 negócios realizados, sendo que o preço médio de venda de habitação fixou-se nos 170.400 euros, o que significou um crescimento de 12% em comparação com o ano transato.
 

 
A cidade de Lisboa vai contar com dois novos espaços de cowork devido ao investimento de 1,5 milhões de euros feitos pela empresa portuguesa Heden.

Estes novos espaços de trabalho vão situar-se na zona de Alvalade e Chiado e estarão disponíveis a partir do fim do primeiro trimestre de 2023. Assim, a Heden vai di com mais 2.500m2 e 400 mesas para visitantes temporários, freelancers e clientes empresariais, passando a ter um total de sete espaços e mais de 6.500m2.
 

 
A Iniciativa Liberal admitiu, esta segunda-feira, que vai apoiar o requerimento do PSD para que o antigo ministro da Defesa volte ao Parlamento para esclarecer suspeitas.

Em comunicado, a que o Jornal Económico teve acesso, a IL diz que vai estar “sempre do lado do escrutínio e acompanha o requerimento do PSD para que o ministro João Gomes Cravinho preste todos os esclarecimentos aos deputados sobre a sua actuação enquanto titular da pasta da Defesa”.

Recomendadas

Zelensky insiste com primeiro-ministro britânico que Rússia “não tem lugar” nos Jogos Olímpicos de Paris

Por seu lado, Sunak explicou ao presidente ucraniano que o Reino Unido está agora focado em “garantir que o equipamento militar defensivo” do país “chegue à linha da frente o mais rapidamente possível”.

Possível participação de russos nos Jogos Olímpicos de Paris gera discórdia entre Ucrânia e organizações internacionais

Como é habitual com o conflito na Ucrânia, a polémica passou as fronteiras russas e ucranianas e o assunto polarizou-se com organismos internacionais a favor da postura do COI, e alguns dos principais aliados de Kiev em oposição frontal à medida.

Chelsea e o cheque de 612 milhões: o “fair-play” da UEFA é uma treta? Veja o “Jogo Económico

Será o “fair-play” financeiro da UEFA para levar a sério? Só o Chelsea gastou mais dinheiro em janeiro do que todos os clubes na Bundesliga, La Liga, Serie A e Ligue 1 e esta época, os “blues” investiram 612 milhões de euros. Luís Cassiano Neves, sócio fundador da 14 Sports Law, é o convidado desta edição.
Comentários