JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 24 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O primeiro-ministro afirmou hoje nada temer sobre investigações judiciais ao período em que foi presidente da Câmara de Lisboa, salientou que o seu ministro Fernando Medina não é arguido, mas “se for será”.

Esta posição foi transmitida por António Costa no final de uma sessão sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em Movimento em Carnaxide, concelho de Oeiras, sobre construção de nova habitação.
 

 
Sete estudantes matriculados e inscritos na Universidade da Madeira (UMa), que obtiveram um aproveitamento académico excecional no ano letivo 2020/2021, vão receber os diplomas comprovativos de atribuição da Bolsa de Estudo por Mérito, numa cerimónia a realizar no dia 25 de janeiro, às 16h, no Auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas.

A Bolsa de Estudo por Mérito é um prémio pecuniário atribuído aos estudantes inscritos numa instituição de ensino superior, num ciclo de estudos de licenciatura, integrado de mestrado, de mestrado, curso de especialização tecnológica, ou curso técnico superior profissional que no ano letivo a que se refere a atribuição da bolsa, tenham obtido aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ano curricular, que a média dessas unidades curriculares não tenha sido inferior a Muito Bom (16), e que apresentem o pagamento da propina regularizado à data da atribuição da bolsa.
 

 
A Polícia Judiciária emitiu ao final da manhã desta terça-feira um comunicado em que revela que o indivíduo detido por ameaça de morte ao Presidente da República é “suspeito da prática dos crimes de coação agravada, de extorsão na forma tentada e de detenção de arma proibida”.

A Polícia Judiciária capturou esta manhã um homem que exigia um milhão de euros para não matar o Presidente da República, de acordo com uma informação avançada esta segunda-feira pela “CNN Portugal”.
 

 
A inspeção do trabalho de Espanha aplicou uma nova multa à Glovo, desta vez por irregularidades com os seus distribuidores em Madrid. O serviço de entregas ao domicílio terá de pagar 57 milhões de euros, somando um total superior a 200 milhões de euros em multas em todo o território espanhol.

Nesta nova sanção a empresa é acusada de utilizar 813 trabalhadores ilegais e, portanto, terá de pagar mais 5,2 milhões de euros. .
 

 
A Finlândia deve considerar a hipótese de aderir à NATO sem a Suécia, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros finlandês depois de o presidente da Turquia ter excluído o apoio de Ancara à candidatura sueca.

A adesão conjunta dos dois países nórdicos é a “primeira opção”, mas “nós devemos avaliar a situação” caso “alguma coisa venha a impedir a Suécia de avançar”, disse o chefe da diplomacia finlandesa à televisão pública Yle, da Finlândia.
 

 
A ADSE vai aumentar os preços que paga aos privados para evitar mais saídas das convenções, sendo este o segundo aumento num período temporal de um ano, revela o “Público”.

No entanto, a publicação lembra que o Governo demorou um mês e meio a dar luz verde à proposta de revisão dos preços, sendo que os prestadores privados de saúde reclamam há meses os valores suportados pelo subsistema de saúde dos funcionários públicos.
 

 
As autoridades venezuelanas libertaram o major-general do Exército e ex-ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Miguel Rodríguez Torres, após quase cinco anos de prisão sob a acusação de instigação à rebelião.

A libertação de Rodríguez Torres, que entre 2010 e 2014 foi diretor-geral do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (SEBIN, serviços de informação) teve lugar no sábado, dia em que foi expulso do país para a Espanha, segundo a imprensa local.
 

 
“Face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para uma vaga de frio com descida acentuada dos valores de temperatura nos próximos dias, a Câmara Municipal de Lisboa aciona, às 18:00 do dia 24 de janeiro, o Plano de Contingência para as pessoas em situação sem-abrigo perante o tempo frio, com duração prevista até dia 29 de janeiro”, indica, em comunicado, a autarquia lisboeta, presidida pelo social-democrata Carlos Moedas.

A nota refere que este plano prevê a criação de sete pontos de concentração e a disponibilização do Pavilhão Municipal Manuel Castel Branco, onde funcionará o Dispositivo Integrado de Apoio às Pessoas em Situação Sem-Abrigo (DIAPSSA), e serão servidas refeições quentes, alimentos e agasalhos.
 

 
O fundo imobiliário francês Corum já investiu mais de 100 milhões de euros em Portugal desde 2014 e continua atento a oportunidades no país.

“Acho que vai continuar [o investimento], com a dimensão própria do país. Encontraremos oportunidades em Portugal. Acredito que haja oportunidades”, disse o responsável do fundo para Portugal José Gavino num encontro com jornalistas na segunda-feira.
 

 
A greve nacional, por distritos, convocada por oito organizações sindicais, avança esta terça-feira, 24 de janeiro, para as escolas e jardins de infância do distrito de Coimbra.

É esperada uma adesão “muito elevada”, completada com outras formas de luta que vão desde concentrações, ao início do dia, junto às escolas, à realização de três marchas que, saindo de três locais distintos da cidade de Coimbra, irão confluir na Praça 8 de Maio, às 10H30.
 

 
Em comunicado a TAP “congratula-se com a decisão de cancelamento da greve de Tripulantes de Cabina, hoje tomada em Assembleia Geral do SNPVAC, que vai permitir que a Companhia cumpra todas as expectativas criadas aos passageiros que confiaram na TAP para realizar as suas viagens”.

Recorde-se que os tripulantes de cabine decidiram hoje aceitar a proposta da TAP e desconvocar a greve marcada para o período entre 25 e 31 de janeiro, disse à Lusa fonte oficial do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).

Recomendadas

121 milhões. Transferência de Enzo Fernández faz história na Liga portuguesa e na Premier League

Depois de ter chegado ao clube da Luz em meados de julho de 2022, por 10 milhões de euros, aos quais podiam acrescer oito milhões por objetivos, o médio, de 21 anos, muda-se para os ‘blues’, que pagaram a cláusula de rescisão.

Tribunal espanhol determina que UEFA fica impedida de evitar Superliga

Competição que iria reunir algumas das melhores equipas do futebol europeu e mundial fica mais perto de se poder realizar. A UEFA terá feito uso da “posição de poder” para tentar impedir a realização da prova.

FPF chamada ao Parlamento. Tema: salário de Fernando Santos. Veja o “Hat Trick” no “Jogo Económico”

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários