JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 14 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A empresa Meta, detentora da rede social Facebook, Instagram e Whatsapp, afirmou esta terça-feira que vai cortar mais 10 mil empregos, após ter realizado uma ronda de despedimentos em novembro do ano passado, segundo avança a “Reuters”.

Esta é a primeira grande empresa tecnológica a anunciar uma segunda ronda de despedimentos, quando o sector se prepara para uma profunda recessão económica.
 

 
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) aumentou ainda mais a sua previsão para o crescimento da procura de petróleo por parte da China este ano devido à flexibilização das restrições adotadas durante a pandemia, deixando, porém, a estimativa global total constante devido a potenciais riscos de queda para o crescimento mundial, segundo a “Reuters”.

A informação consta do relatório mensal divulgado esta terça-feira pela organização, no qual refere que a procura mundial de petróleo em 2023 aumentará em 2,32 milhões de barris por dia (bpd), o que corresponde a uma subida de 2,3%.
 

 
A Generali, que detém a Tranquilidade, não tinha exposição ao Silicon Valley Bank, que colapsou na sexta-feira passada. A garantia foi dada pelo administrador financeiro da seguradora, Cristiano Borean, durante a conferência de imprensa de resultados, citado pela “Reuters”.

Neste encontro com os jornalistas, os responsáveis da companhia explicaram as contas de 2022, quando os lucros subiram 2,3% para 2,91 mil milhões de euros, apesar de ter registado um impacto negativo de 154 milhões de euros devido aos investimentos na Rússia.
 

 
O Ministério Público (MP) arquivou o caso relativo à transferência de dez mil milhões de euros para paraísos fiscais com a conclusão de que a causa para o “apagão” na Autoridade Tributária esteve “numa falha informática sem intervenção humana”.

O desfecho deste caso, cujo inquérito se iniciou em 2017, é revelado pelo jornal “Público” esta terça-feira e dá conta que, no despacho de arquivamento que data de 8 de março, o DIAP de Lisboa conclui que não existem indícios de que as anomalias tenham sido “deliberadamente provocadas para ocultar a movimentação de capitais”.
 

 
A União Europeia (UE) pretende arrecadar 2.400 milhões de euros através de transações feitas em criptoativos, um valor que considera nesta altura não estar a entrar nas contas dos Estados-membros, segundo conta o jornal espanhol “El Economista” esta terça-feira, 14 de março.

Para tal, a Comissão Europeia prepara-se para alterar a Diretiva de Cooperação Administrativa (DAC) para conhecer todas as transações feitas pelos contribuintes europeus com criptoativos.
 

 
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) desvaloriza criação de cabaz de produtos essenciais a preços baixos, segundo informa a edição diária do jornal “Público” desta terça-feira, 14 de março.

A associação defende que em Portugal “os retalhistas estão todos na campanha do preço mais baixo” e afasta a ideia do sector avançar para “uma acção concertada de oferta de um conjunto de produtos” de oferta de um conjunto de produtos”, também conhecido por “cabaz de bens essenciais”, a um preço fixo, já que tal não é permitido pelas leis da concorrência.
 

 
O preço máximo do combustível fica mais caro a partir desta segunda-feira na Região Autónoma da Madeira, depois da ligeira descida verificada na semana passada, de acordo com despacho do executivo madeirense, publicado em jornal oficial.

A gasolina passa dos 1,604 para os 1,610 euros por litro, enquanto que o gasóleo passa dos 1,393 para os 1,419 euros por litro.
 

 
Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Joan Subirats, ministro espanhol das Universidades, vão assinar dois memorandos de entendimento no decorrer da 34.ª Cimeira Luso-Espanhola, em Lanzarote, Espanha, com o objetivo de reforçar a cooperação transfronteiriça em termos académicos e científicos.

A cimeira, subordinada ao tema “Portugal e Espanha: A Europa no Atlântico”, realiza-se esta terça e quarta-feira, dias 14 e 15 de março, sendo presidida pelo chefes do executivo de Portugal e Espanha: António Costa e Pedro Sánchez.
 

 
Miguel Setas, membro do Conselho de Administração Executivo da EDP, apresentou hoje a sua renúncia ao cargo, que terá efeitos a partir da assembleia-geral agendada para a manhã do próximo dia 12 de abril.

De acordo com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Pedro Vasconcelos, responsável pela operação da energética na Ásia, é o nome que será proposto aos acionistas para substituir Miguel Setas nos últimos meses do mandato trianual.
 

 
O Supremo Tribunal de Justiça decidiu separar o processo Operação Lex em dois processos distintos, cabendo-lhe apenas julgar alguns crimes imputados aos juizes Rui Rangel e Vaz das Neves e outros três arguidos.

Segundo um acórdão assinado por António Latas, juiz presidente do coletivo que vai julgar o processo no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), este tribunal considerou que “apenas é competente” para julgar quatro crimes, parte deles em co-autoria.

Recomendadas

PSG: 1,5 mil milhões em jogadores, zero ‘Champions League’. Veja o “Hat Trick” no “Jogo Económico”

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

“Não é verdade que tenha havido falta de investimento”, afirma Pinto da Costa

Presidente do FC Porto relembrou os 40 milhões de euros gastos em jogadores como Marko Grujic, Veron e David Carmo, assumindo que não contrata para vencer eleições. “Só quem possa estar de má fé pode pensar assim”, salientou o líder portista.
Comentários