[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 25 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira, 25 de janeiro.
25 Janeiro 2022, 16h38

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/7Llj0rWhkeJe8PgPkNiTIw?si=SgsiKW2ISC-I5MbWBN9z0g
 
O primeiro-ministro Boris Johnson está esta terça-feira novamente debaixo de fogo por novas alegações de que o primeiro-ministro quebrou as restrições, mais uma vez, impostas pelo seu governo para celebrar o seu aniversário.

O primeiro-ministro, que em 2019 conquistou a maior maioria de sempre do Partido Conversador no Reino Unido, celebrou o seu aniversário na residência oficial do primeiro-ministro do país, o número 10 de Downing Street, numa altura em que os ajuntamentos dentro de edifícios estava proibido para prevenir o contágio da Covid-19, conforme reporta a agência Reuters.
 
https://open.spotify.com/episode/18uwHdydRP9VPzD0791VLG?si=7_LNGvCpRUW91eoDOgbf_g
 
No total, são 13.118 eleitores, entre idosos em lares e pessoas em confinamento obrigatório por estarem infetadas com o SARS-CoV-2, que vão poder votar sem sair à rua entre hoje e quarta-feira.

De acordo com os dados finais da administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna inscreveram-se 397 cidadãos na modalidade de voto antecipado em confinamento e 12.721 cidadãos internados em estruturas residenciais para idosos.
 
https://open.spotify.com/episode/7iLLohyKfUm9IthwsPq9KZ?si=u_mIf-8YTsiD21JXsqw0-w
 
Ouvindo dois exemplos distintos, o “Público” notou que existem escolas públicas que não conseguem fazer um acompanhamento dos alunos que se encontram em isolamento profilático, fazendo com que estes percam matéria importante.
 
https://open.spotify.com/episode/3xe1aOObRVeFyj1MJqlfv3?si=lci_Tx5MSIGXBF3Ea_P26A
 
Portugal é o país da União Europeia que conta com as reservas mais elevadas de armazenamento de gás natural, em percentagem da sua capacidade.

Os dados, relativos a 11 de janeiro, são da GSE Plataforma de Transparência (AGSI+) que agrega os dados dos 18 países da UE com reservas de gás natural.
 
https://open.spotify.com/episode/5SdpxCGsgRJBZRWBpoD7ys?si=u2v7dI7ATZGwvmiwEDbOUQ
 
É uma transferências mais surpreendentes dos últimos anos no futebol português: Kevin Mirallas, avançado internacional belga, chega ao Moreirense para fazer golos. Em Alvalade, o médio defensivo João Palhinha tem abordagens de Espanha e de Inglaterra.
 
https://open.spotify.com/episode/3Dc2ikHE9dorExkkzXcSzp?si=dRq2166OQo6BQdKAa_t8Pw
 
“Nos últimos dois anos este espaço do reformismo sensato foi ocupado pela IL e é, nesta campanha, a única que traz os instrumentos para a criação de riqueza que é preciso para depois podermos todos discutir a distribuição de riqueza”, disse Adolfo Mesquita Nunes, na SIC Notícias.

De acordo com o ex-militante democrata-cristão, é preciso uma força na Assembleia da República ou no Governo que “obrigue Rui Rio a fazer as reformas que são necessárias”.
 
https://open.spotify.com/episode/22JsnoVsLw7YYKveMsbgL9?si=wBgBJJDqTRyRyF_gKDOAmA
 
O PSD ultrapassou o PS na intenção de voto, segundo uma sondagem da Aximage para o “DN/JN/TSF”.

O PSD surge com 34,4% das intenções de voto contra os 33,8% do PS. A “TSF” destaca que com a margem de erro (3,1%) dá um empate técnico entre os dois maiores partidos.
 
https://open.spotify.com/episode/52YeqE3qBiTuz4QECQOuza?si=_xNAzc9lT7qGFUtr1Xljog
 
Lourenço Coelho, Rita Sampaio Nunes e Rui do Passo. São estes os novos nomes propostos pelo SL Benfica para que a administração da sua SAD passe de seis para nove elementos na assembleia geral que será realizada na noite desta segunda-feira, 24 de janeiro, e divulgados em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Contudo, Rui do Passo deverá dar o seu lugar a Pires de Andrade, ex-líder da mesa da assembleia geral do clube que foi nomeado por José António dos Santos, conhecido como ‘rei dos frangos’, pelo facto de deter 16,38% do capital social do clube.
 
https://open.spotify.com/episode/51Q4IF4BoUg6gqVotX7Szz?si=ebrQxw5pRkuufX0lUdEspQ
 
A testagem realizada a docentes e não docentes neste arranque do segundo período revela uma taxa de positividade de 1,79%, correspondendo a cerca de 2.700 casos positivos nos cerca de 5.400 estabelecimentos de educação e ensino de norte a sul do país.

A testagem, determinada pela autoridade de saúde e operacionalizada pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, incluiu a realização de cerca de 150 mil testes a docentes e não docentes, um número inferior ao do primeiro período letivo, quando foram realizados 180 mil testes e também inferior ao universo total, que é de 220 mil. Razão? As normas da Direção Geral de Saúde (DGS) em vigor desaconselham a testagem a quem esteve infetado nos últimos 180 dias.
 
https://open.spotify.com/episode/7dVYrApikadKMH3IzVNvCG?si=d8rSavCUTAKNoAI-UIcs7Q
 
O ministro da Economia e Transição Digital admitiu, esta segunda-feira, que a DST continua na corrida à compra da Efacec. À margem da apresentação do novo fundo da Indico Capital Partners, em Lisboa, Siza Vieira foi questionado sobre os desenvolvimentos da privatização da empresa, admitindo que “não foi tomada nenhuma decisão”.

No entanto, quando inquirido se isso queria dizer que a DST se mantinha nas negociações para a compra da Efacec o ministro da Economia respondeu: “exatamente”. Recorde-se que a DST foi a única empresa a apresentar uma proposta para a compra da Efacec, a 24 de novembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.