[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 29 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.
  • João Relvas/Lusa
29 Maio 2023, 17h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A ministra do Trabalho considera que Portugal está “no bom caminho” no que diz respeito à negociação coletiva dinâmica e acredita, por isso, que até 2026 será possível atingir uma taxa de cobertura superior a 80%.

Esta previsão foi adiantada por Ana Mendes Godinho esta segunda-feira, na apresentação de um relatório do Centro das Relações Laborais (CRL) sobre a evolução da negociação coletiva, que indica que no último ano os instrumentos de regulamentação coletiva subiram de modo considerável.
 

 
O investimento direto estrangeiro em Portugal alcançou os 630 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

“Este valor correspondeu sobretudo a investimento imobiliário realizado por não residentes em Portugal”, indica o regulador, acrescentando que, “em termos geográficos, destacou-se o investimento realizado por investidores residentes em países europeus”.
 

 
O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, decidiu prolongar o prazo de funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à TAP para que sejam realizadas todas as audições acordadas.

“A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, prorrogar o prazo de funcionamento da comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da TAP SGPS e da TAP, S.A., por 60 dias, para que seja possível realizar todas as audições requeridas e acordadas, com vista à conclusão do inquérito e subsequente elaboração do relatório”, lê-se na resolução publicada em Diário da República.
 

 
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou hoje a dissolução do parlamento e a antecipação das eleições legislativas nacionais para 23 de julho, na sequência da derrota dos socialistas, que lidera, nas regionais e municipais de domingo.

Os socialistas perderam as eleições para o Partido Popular de Espanha. A centro-direita, após o fim da contagem, anunciou o “fim do sanchismo”.
 

 
Recep Tayyip Erdogan foi declarado o justo vencedor das eleições presidenciais na Turquia à segunda volta, revalidando o seu mandato de duas décadas. No entanto, os mercados não parecem muito satisfeitos com a vitória.

A reagir à vitória está a moeda turca, a lira, que se encontra em queda em relação ao euro e ao dólar. A moeda otomana cai 0,3% em relação ao dólar americano, marcando mínimos históricos na sua negociação, sendo uma nota de um dólar já vale mais que 20 liras. A moeda turca perde 0,4% em relação à moeda negociada na União Europeia, com uma moeda de um euro a valer mais de 21,5 liras.
 

 
Os funcionários judiciais iniciam hoje uma nova greve nos tribunais e serviços de Justiça, uma paralisação atípica, a decorrer em moldes diferentes consoante os serviços e comarcas e para a qual o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) espera forte mobilização.

A greve estende-se até 14 de julho, mas não é contínua, com o pré-aviso a incidir nos dias “29 a 31 de maio de 2023, nos dias 1 e 2, 5 a 9, 12 a 16, 19 a 23 e 26 a 30 de junho de 2023 e nos dias 3 a 7 e 10 a 14 de julho de 2023”.
 

 
Existem provas de aferição e exames nacionais marcados para dias de feriado municipal, avança o “Diário de Notícias” esta segunda-feira. O Ministério da Educação explica ao diário que “devido ao prazo estabelecido para a realização das provas e exames não é possível compatibilizar com todos os feriados municipais do país”.

A primeira sobreposição acontece na próxima semana, a 7 de junho, dia em que é feriado em Oeiras mas os alunos vão ter de realizar a prova de aferição de Matemática do 8º ano.
 

 
A Associação Académica de Lisboa, que representa cerca de 100 mil estudantes, queixa-se do desinvestimento sistemático sentido no ensino superior, defendendo, por isso, uma reforma do seu financiamento. Quer também que sejam feitas mudanças no apoio social, tanto na atribuição de bolsas, como nas cantinas, uma vez que os níveis históricos da inflação têm pressionado as famílias portuguesas.

“O sistema educativo não pode continuar a ser o parente pobre da nossa sociedade, porque é através deste sistema que o país cresce e se desenvolve”, sublinha Diogo Martinho Henriques, presidente da Associação Académica de Lisboa, que representa diretamente 28 associações de estudantes do ensino superior da Área Metropolitana de Lisboa.
 

 
O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, foi reeleito este domingo, na segunda volta das eleições presidenciais do país, confirmou a Alta Comissão Eleitoral da Turquia.

“Com base nos resultados provisórios, foi constatado que o senhor Recep Tayyip Erdogan foi reeleito Presidente da República”, disse o presidente da Alta Comissão Eleitoral da Turquia, Ahmet Yener, citado pela agência estatal Anadolu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.