[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 31 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.
31 Maio 2023, 17h30

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Maio registou um considerável recuo na taxa de inflação, que caiu para 4,0% em termos homólogos, ou seja, 1,7 pontos percentuais abaixo do registado no mês anterior. Em cadeia, o indicador caiu 0,7%, sinalizando uma efetiva redução nos preços do cabaz do INE.

Segundo o gabinete de estatísticas, a queda na pressão nos preços deveu-se sobretudo a dois fatores: por um lado, numa análise homóloga, a base de comparação reflete já uma situação em que os preços aceleravam bastante; em cadeia, a isenção do IVA do cabaz definido pelo Governo contribuiu para uma redução dos preços em relação ao mês passado.
 

 
A ministra do Trabalho indicou esta quarta-feira que o novo apoio à contratação de jovens que foi proposto no final de março aos parceiros sociais chegará ao terreno a 1 de julho. Em causa está uma medida que prevê o pagamento de um subsídio aos empregadores que contratem jovens com salários de, pelo menos, 1.330 euros, mas também a transferência de uma bolsa de 150 euros diretamente para esses trabalhadores.

“Destaco que avançará no dia 1 de julho o programa ‘Avançar’ dedicado aos jovens. Pela primeira vez, teremos não só um apoio à contratação para as empresas, desde que sejam contratos permanentes e, no mínimo, um valor superior a 1.330 euros, [mas também] uma bolsa de autonomização dos jovens. Será pago diretamente ao jovem 150 euros”, sublinhou Ana Mendes Godinho, que está a ser ouvida esta manhã na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, numa audição regimental.
 

 
Mário Centeno afirma que uma subida das taxas de juro depois do verão terá um impacto económico significativo. O governador do Banco de Portugal alerta ainda que “pagaremos demasiado caro” se não se contiver agora margens de lucro e salários.

“Realmente, a subida das taxas de juro tem sido muito rápida, de 350 pontos base em pouco mais de seis meses”, afirma Mário Centeno em entrevista ao “El Economista”. Mas os “países, as famílias e empresas tinham uma almofada de poupança que permitiu que se adaptassem”.
 

 
Os supermercados dispõem atualmente de apenas um tipo de sacos que não se pagam, mas isso prepara-se para mudar já amanhã. O Governo vai avançar para a cobrança dos sacos de plástico ultraleves (transparentes) que os clientes das superfícies comerciais usam para a fruta e legumes, adianta o “Jornal de Notícias”.

Este tipo de sacos era para ser proibido a partir de amanhã mas o Governo decidiu recuar na sua intenção e avança para um modelo semelhante do que fez em 2015, aquando da cobrança dos sacos leves.
 

 
A inflação dos países europeus está a surpreender. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) francês surpreendeu os analistas ao registar uma moderação maior que o estimado, tendo-se fixado em 5,1% no mês de maio do presente ano.

O Instituto Nacional de Estatística e de Estudos Económicos (Insee), citado pelo “El Economista”, indica que a inflação francesa caiu face aos 5,9% registados no mês precedente e também em relação aos dados do ano passado.
 

 
Os proprietários de imóveis que receberam os mais de quatro milhões de notas de cobrança do IMI têm até hoje para pagar a primeira prestação ou a totalidade do imposto.

O Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) é pago de uma vez só, durante o mês de maio, quando o seu valor é inferior a 100 euros, mas é desdobrado em duas ou três prestações (pagas em maio e novembro ou maio, agosto e novembro) quando o seu valor oscila entre, respetivamente, os 100 e os 500 euros ou supera os 500 euros.
 

 
O projeto Lítio do Barroso em Boticas, distrito de Vila Real, obteve uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável, condicionada ao cumprimento de determinadas condições, por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Após a aprovação, a Savannah vai agora iniciar a próxima fase de desenvolvimento deste projeto, avançando para os “principais estudos económicos do projeto, incluindo a publicação de um estudo atualizado de definição do âmbito, no início do segundo semestre de 2023 e recomeçar o Estudo de Viabilidade Definitivo”.
 

 
“O comissário [da Agricultura, Janusz Wojciechowski,] disponibilizou-se a estudar a possibilidade da mobilização de 250 milhões de euros da reserva agrícola para fazer face a estas situações e para os Estados-membros mais afetados”, disse Maria do Céu Antunes, depois de um Conselho Ministros de Agricultura e Pescas da União Europeia (UE), em Bruxelas.

O pedido foi feito por Portugal e subscrito pelos governantes de França, Itália e Espanha, acrescentou a ministra.
 

 
Luís Santana (na foto), administrador executivo da Cofina Media, confirmou esta terça-feira, em resposta por escrito ao JE, a notícia avançada em exclusivo pelo “Jornal Económico” a propósito da operação de management buyout (MBO) sobre a totalidade do capital do grupo que detém títulos como o “Correio da Manhã”, CMTV, “Jornal de Negócios”, “Record” e “Sábado”.

“Eu e um conjunto de quadros da Cofina Media, estamos a preparar um Management Buy Out, que planeamos apresentar oportunamente ao acionista da empresa, com o qual não temos mantido qualquer tipo de negociações”, começou por confirmar este responsável em resposta às questões do JE a propósito desta operação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.