[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 2 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.
2 Junho 2023, 17h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
As taxas Euribor subiram a três e seis meses, no prazo mais curto para um novo máximo desde novembro de 2008, e mantiveram-se a 12 meses, depois de três sessões em que desceram em todos os prazos.

A taxa Euribor a 12 meses, que atualmente é a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, manteve-se hoje em 3,875%, o mesmo valor de quinta-feira, depois de ter subido em 29 de maio para 3,982%, um novo máximo desde novembro de 2008.
 

 
A Frente Cívica, uma “associação apartidária” dedicada à defesa de causas de interesse público, liderada por Paulo Morais, escreveu esta quinta-feira ao primeiro-ministro português, António Costa, pedindo-lhe que, durante a visita oficial que realizará a Angola nos próximos dias 5 e 6 de Junho, obtenha garantias formais do Estado angolano quanto ao julgamento do ex-vice-presidente Manuel Vicente, “acusando de ter corrompido o procurador português Orlando Figueira para que arquivasse investigações de branqueamento de capitais em que Manuel Vicente era visado”.

Orlando Figueira foi condenado a seis anos e oito meses de prisão por se ter deixado corromper, mas Manuel Vicente, “acusado de ser o corruptor activo, nunca foi julgado”.
 

 
A Huawei está a avaliar todas as possibilidades para tentar impedir a exclusão das redes 5G nacionais, incluindo o recurso à Justiça, apurou o Jornal Económico.

A tecnológica chinesa tem mantido contactos com escritórios de advogados para explorar possíveis caminhos, no domínio jurídico, que poderão incluir uma providência cautelar e uma ação judicial contra o Estado, com um pedido de indemnização que poderá superar a fasquia dos mil milhões de euros.
 

 
Pedro Costa Ferreira é o novo CEO do Grupo Fortera, cargo que era ocupado pelo israelita Elad Dror, que cessou funções na sequência da ‘Operação Babel’. Em declarações exclusivas ao Jornal Económico (JE), o responsável – que assumia até agora a pasta de gestor de projeto da promotora imobiliária – acredita que reúne a confiança dos investidores.

“Tenho um profundo conhecimento sobre a nossa equipa, os projetos dos diferentes investidores e isso desempenha um papel crucial na construção da confiança e na mobilização de todos. A minha familiaridade com as operações da empresa permite-me assegurar a continuidade perfeita e uma tomada de decisão eficaz durante este período desafiador”, afirma o novo responsável.
 

 
António Costa não deveria ter segurado João Galamba no Governo a propósito do episódio no Ministério das Infraestruturas que envolveu as Secretas mas o Governo deve cumprir o mandato até 2026.

Estas são as principais conclusões do primeiro estudo de opinião desenvolvido pelo ICS e ISCTE para o “Expresso” e “SIC” após a decisão do primeiro-ministro em manter o ministro das Infraestruturas e que criou uma crise política que marcou a coabitação entre Belém e São Bento.
 

 
O Jornal Económico desta semana já está disponível nas bancas de todo o país e na plataforma JE Leitor, para os nossos assinantes digitais. Folheie a edição desta sexta-feira num minuto.
 

 
“Apresentamos este requerimento para que o ministro venha à comissão de Saúde explicar o que neste momento se passa na DGS”, explicou à Lusa a deputada liberal Joana Cordeiro, que fala numa situação de “total desgoverno”.

O pedido de audição com caráter de urgência, que será discutido em reunião da comissão parlamentar na quarta-feira, foi apresentado na sequência da demissão do subdiretor-geral da DGS, Rui Portugal, numa altura em que está também a decorrer o processo de substituição da diretora-geral.
 

 
A JCDecaux chegou a acordo com a Clear Channel Outdoor Holdings para a aquisição das operações desta última em Itália e Espanha. Está envolvido um valor total de 75,1 milhões de euros, que corresponde a 6,7 vezes o EBITDA acumulado entre abril de 2022 e março de 2023, para os dois países, antes de ter em consideração as sinergias.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa, que dispõe de painéis publicitários um pouco por todo o mundo, sublinha que as duas ações foram colocadas em prática de forma independente e respondem a diferentes oportunidades de mercado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.