[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 7 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.
  • Cristina Bernardo
7 Junho 2023, 17h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Governo mostrou-se bastante satisfeito com a previsão lançada esta quarta-feira pela OCDE, depois do organismo indicar que a economia portuguesa vai crescer 2,5% este ano.

Em comunicado, o Executivo indica que os dados para Portugal são “bastante acima da previsão para a zona euro (0,9%) e mesmo da média dos países que integram a própria Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (1,4%).
 

 
O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, marcaram uma conferência de imprensa para as 15 horas desta quarta-feira para falar sobre o processo de privatização da Efacec Power Solutions.

O desfecho já tinha sido adiado para a semana passada devido a atraso dos assessores da Parpública. Na semana passada, o Jornal Económico deu conta que o fundo Mutares estava na pode position para ganhar a corrida.
 

 
Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças vão chamar ao parlamento com caráter de urgência o secretário de Estado das Finanças sobre o fim da série ‘E’ dos Certificados de Aforro e a distribuição deste produto pela banca.

Os deputados aprovaram hoje por unanimidade o requerimento apresentado pelo PCP para audição urgente do secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, sobre a suspensão de emissão de certificados de aforro da série ‘E’, tal como a parte do requerimento do BE que chamava este governante.
 

 
A refinaria de Sines da Galp é a maior poluidora nacional pelo segundo ano consecutivo, registando as maiores emissões de dióxido de carbono, principal gás de efeito de estufa. As emissões da refinaria subiram 16% entre 2021 e 2022 para um total de 2,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono, atingindo 5% do total de do total de emissões no país.

Os dados foram hoje revelados pela Associação Zero a partir da informação disponível no registo de emissões no âmbito do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE).
 

 
A Sonangol registou um lucro de 838 mil milhões de kwanzas (1,8 mil milhões de dólares) em 2022, uma quebra de 15% em relação ao ano anterior. Em 2021, a empresa angolana tinha alcançado um lucro de 2,14 mil milhões de dólares, aquele que definiu como o melhor resultado desde 2014.

Desta forma, em comparação com o período homólogo, a petrolífera estatal angolana ganhou menos 498,7 mil milhões de kwanzas.
 

 
A OCDE reviu em alta as perspetivas de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,5%, impulsionada pelo PRR e pelas exportações, nomeadamente o turismo, tornando-se a mais otimistas entre as principais instituições económicas nacionais e internacionais.

No relatório de atualização das perspetivas económicas de 2023, publicado hoje, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português de 2,5% este ano e de 1,5% em 2024, quando anteriormente apontava para um crescimento de 1% este ano e de 1,2% em 2024.
 

 
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) espera que a economia da zona euro cresça 0,9% este ano e 1,5% em 2024 e a taxa de inflação caia para 5,8% este ano para 3,2% no próximo ano.

Na atualização das previsões económicas divulgada hoje, a OCDE prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro de 0,9% este ano, mais 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que anteriormente, mantendo a previsão para 2024.
 

 
As previsões de Primavera da Comissão Europeia, recentemente divulgadas, perspetivam um crescimento do Investimento em Construção de 2,1%, em 2023, acelerando para 2,8%, em 2024, realça a AICCOPN.

No entanto, salienta a associação, as Contas Nacionais Trimestrais divulgadas, pelo INE, referentes ao 1º Trimestre do ano, revelam um fraco arranque dos indicadores referentes ao Setor da Construção e do Imobiliário, apurando-se um decréscimo, em termos homólogos, de 6,5% do Investimento em Construção, e de 3,7% do VAB do Setor.
 

 
O Ministério da Saúde admitiu hoje contratar médicos estrangeiros, uma possibilidade que será avaliada conforme os resultados dos concursos e do recrutamento de especialistas pelas próprias unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“A eventual contratação de médicos no estrangeiro poderá ser considerada de forma supletiva e transitória, em função da avaliação que será feita dos resultados dos concursos e contratações em curso pelas diferentes instituições” do SNS, adiantou à agência Lusa o ministério de Manuel Pizarro.
 

 
O ex-ministro das Finanças João Leão admite que a ex-CEO e o ex-chairman da TAP “deviam ter comunicado” à tutela a indemnização de 500 mil euros paga à antiga administradora Alexandra Reis em dezembro de 2021. O caso foi o ponto de partida para a comissão parlamentar de inquérito (CPI) onde o ex-governante é ouvido esta tarde.

Em resposta ao deputado André Ventura, do Chega, João Leão reafirma que nunca lhe foi comunicado, por parte da anterior gestão da companhia aérea, o valor a ser pago a Alexandra Reis. “De facto, nada me foi comunicado e eu partilho da sua perplexidade”, diz ao líder do Chega. “Devia ter sido comunicado”, sublinha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.