[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 9 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.
9 Junho 2023, 15h25

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A implementação de medidas relacionadas com a sustentabilidade já permitiram à Sonae Sierra evitar custos operacionais 34,9 milhões de euros, informa a empresa em comunicado esta sexta-feira, 9 de junho.

Entre estas destacam-se a descida em 90% das emissões de CO2 desde 2005 e a redução do consumo de eletricidade em 66% desde 2002, mantendo assim o compromisso de tornar os seus ativos neutros em carbono até 2040.
 

 
A Altice desencadeou um processo competitivo de venda do seu centro de dados da Covilhã e apesar de haver vários interessados, fontes conhecedoras do negócio garantem que a Horizon Equity Partners, de Sérgio Monteiro e Nuno Alves, está na pole position para comprar o ativo.

O fundo Horizon Equity Partners é o melhor posicionado para comprar o Data Center da Covilhã que a Altice pôs à venda. O acordo de venda deverá ser assinado até ao inicio de julho.
 

 
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump enfrenta um novo desafio legal, desta vez com acusações de reter ilegalmente documentos confidenciais do governo que liderou.

Segundo a “Reuters” indiciar um ex-presidente dos EUA por acusações federais não tem precedentes na história americana, um caso que se torna ainda mais extraordinário por Trump também ser o favorito do partido a representar os republicanos nas eleições presidenciais do ano que vem.
 

 
“A lua de mel dos vistos gold acabou”. É desta forma lacónica que um dos mais reputados sites de economia, a Bloomberg, traça o cenário do fim dos vistos gold em Portugal e a forma como essa decisão está a afetar as decisões de investimento imobiliário, sobretudo por parte dos norte-americanos.

“Para muitos norte-americanos, o caso amoroso com Portugal floresceu nos últimos três anos: a nação ibérica oferecia imobiliário barato, milhares de quilómetros de costa e constituía um refúgio da política norte-americana numa altura em que o trabalho remoto estava a ganhar consistência. Agora, a realidade impôs-se – e a lua de mel acabou”, escreve a Bloomberg num artigo publicado esta quinta-feira.
 

 
Seis tribunais de proximidade, que reabriram após reforma do mapa judiciário em 2017, não fizeram qualquer julgamento em 2022 e estão sem fazer julgamentos há mais de um ano, avançou o jornal “Público” esta sexta-feira.

Estes tribunais de proximidade em Portugal deixaram de fazer julgamentos, embora a lei determine que sejam obrigatórios. Segundo o jornal em dois dos casos foi apresentada a justificação de falta de obras nos edifícios, mas nos restantes quatro tribunais não foi apresentado qualquer motivo.
 

 
O Jornal Económico desta semana já está disponível nas bancas de todo o país e na plataforma JE Leitor, para os nossos assinantes digitais. Folheie a edição desta sexta-feira num minuto.
 

 
Em declarações à agência Lusa, o deputado do PSD Paulo Rios de Oliveira afirmou que, no caso da Efacec, “tudo foi dito e garantido aos portugueses de que era uma operação de curto prazo, em que o Estado nacionalizava para salvar a empresa e imediatamente entregar a um privado, era uma operação curta – isto foi em julho de 2020”.

O social-democrata referiu que o Governo “já anunciou a venda [da Efacec] em 2022 e depois não se concretizou”, manifestando-se “verdadeiramente preocupado” com a conferência de imprensa do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, de quarta-feira, na qual anunciou que o executivo tinha aprovado a proposta da alemã Mutares.
 

 
O cabaz de produtos alimentares isentos de IVA está mais caro. Comprar os 44 produtos custa esta semana mais 99 cêntimos do que na semana anterior, conclui um levantamento feito pela DECO Proteste.

Os portugueses precisam agora de 131,06 euros para comprar este cabaz.
As curgetes, o azeite virgem extra e as ervilhas congeladas são os bens cujo preço mais aumentou na última semana, mas no geral são os congelados que mais encareceram desde que a medida entrou em vigor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.