[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 18 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
18 Maio 2023, 16h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 18 de maio, o diploma relativo à recuperação do tempo de serviço dos professores.

O diploma engloba um conjunto de medidas que vai permitir acelerar a progressão dos professores que trabalharam durante os dois períodos de congelamento, entre 2005 e 2017, estimando que os professores recuperem o tempo em que esperaram por vaga no quarto e sexto escalão a partir de 2018 (ano de descongelamento).
 

 
O Ministério Público confirma a abertura de um inquérito ao alegado roubo de computador do ex-adjunto do ministro das Infraestruturas e a atuação do SIS que foi chamado a intervir a pedido da chefe de gabinete de João Galamba. A PJ tinha já sinalizado que podem estar em causa “factos suscetíveis de constituírem a prática de um crime relativamente a um equipamento informático” que poderá ter “informação classificada e confidencial” sobre questões do Estado, designadamente sobre infraestruturas.

E a chefe de gabinete de Galamba, Eugénia Correia, revelou ontem na CPI à TAP que foi contactada pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS) após pedir chamada para o Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP). A intervenção do SIS está também na mira da justiça.
 

 
O mês de abril foi sinónimo de uma nova desaceleração dos preços no consumidor e de um recuo dos preços na produção industrial, destaca esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística, na síntese económica da conjuntura. Já os indicadores de curto prazo apontam para um abrandamento da atividade económica na indústria e nos serviços.

“A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) abrandou para 5,7% em abril, taxa inferior em 1,7 pontos percentuais à observada no mês anterior”, observa o gabinete de estatísticas.
 

 
Os portugueses já receberam perto de 1,8 mil milhões de euros até à última terça-feira, 16 de maio, no âmbito da campanha de IRS referente ao ano de 2022.

De acordo com o Ministério das Finanças, até ao início da presente semana foram entregues “quase 3,9 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes”. “Destas, cerca de 38% foram submetidas através do IRS automático e 62% submetidas de forma manual”.
 

 
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois, a cinco e a 10 anos em relação a quarta-feira, acima de 3% no prazo mais longo, alinhados com os de Espanha, Irlanda e Itália.

Às 08:30 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam para 3,166%, contra 3,125% na quarta-feira.
 

 
O PS prepara-se para aliviar restrições na nova lei do tabaco, avança o “Público“.

A mesma publicação refere que os deputados criticam a proposta de lei do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, sendo que um dos problemas reside na limitação dos pontos de venda.
 

 
“Esse relatório [da Inspeção-Geral de Finanças] contém em si uma fundamentação total, do meu ponto de vista, e cabal para o procedimento de destituição [dos ex-presidentes da TAP]. […] O relatório é de tal maneira sólido que não é preciso mais nada”, defendeu a chefe de gabinete de João Galamba, Eugénia Correia, na comissão de inquérito à TAP.

A responsável estava a ser questionada pelo deputado Filipe Melo, do Chega, sobre um email classificado como confidencial mas divulgado por alguns órgãos de comunicação social, em que Eugénia Correia transmite a vários membros do Governo, com conhecimento de João Galamba, que discorda dos despedimentos por justa causa e alega que os argumentos jurídicos são fracos e facilmente rebatíveis em tribunal, segundo a CNN.
 

 
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, vai ser hoje ouvido na comissão parlamentar de inquérito à TAP, após pedido urgente, sobre a exoneração por justa causa de Christine Ourmières-Widener e a reunião preparatória de janeiro.

João Galamba já fazia parte da lista de personalidades a inquirir pela comissão de inquérito, que está a deixar para o fim os políticos, mas, face ao conhecimento público de uma reunião preparatória entre o grupo parlamentar do PS, membros de gabinetes do Governo e a ex-presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, na véspera da audição na comissão de Economia, em janeiro, e consequente polémica sobre as notas daquela reunião, a audição do governante foi antecipada.
 

 
Cerca das 19:50, os advogados dos cinco detidos que hoje compareceram no TIC do Porto abandonaram o edifício indicando que o interrogatório se iniciará na quinta-feira.

Os detidos, que pernoitaram nos calabouços da Polícia Judiciária, no Porto, chegaram ao TIC eram 16:37 e saíram pelas 20:00.
 

 
A companhia de seguros Tranquilidade registou uma queda de 60,4% nos capitais próprios em 2022 para 135,9 milhões de euros segundo dados do relatório de solvência de 2022.

A Tranquilidade justifica esta redução com as provisões e reavaliação em baixa dos ativos de taxa fixa. “Em 2022, a Tranquilidade reforçou as provisões e atualizou (em baixa prudente) o valor dos activos em resultado da subida das taxas de juro”, segundo fonte da Tranquilidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.