[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 19 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.
  • António Pedro Santos/Lusa
19 Maio 2023, 17h33

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Marcelo Rebelo de Sousa disse esta sexta-feira aos jornalistas que se mantém tudo o que disse há quinze dias a propósito da crise política, ou seja, que está atento ao desenvolvimento dos casos que envolvem este Governo, nomeadamente os desenvolvimentos da Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da TAP.

Depois de ter cancelado as declarações à imprensa, o Presidente da República dirigiu-se mesmo aos jornalistas para prestar breves declarações que parecem indicar, por um lado, para notícias veiculadas esta sexta-feira a propósito do posicionamento de Belém face às polémicas do Governo e também sobre os desenvolvimentos desta semana referentes à CPI à gestão da TAP.
 

 
O líder do PSD, Luís Montenegro, pediu esta sexta-feira a substituição de Graça Mira-Gomes, presidente do Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações da República Portuguesa (SIRP)

“No Governo assumiu-se como normal o recurso aos serviços de informação em situações sem cobertura legal. Transmiti esta quinta-feira ao primeiro-ministro que considero que a secretária-geral dos Serviços de Informações da República Portuguesa deve ser substituída”, começou por referir o líder da oposição.
 

 
O ministro da Administração Interna (MAI), José Luís Carneiro, confirmou ter recebido um contacto por parte de João Galamba, ministro das Infraestruturas, na noite de 26 de abril, data em que se registou o incidente no Ministério após a exoneração via telefone do ex-adjunto do ministro.

“O que tenho a dizer é que naquele dia fui contactado e procurei colocá-lo em contacto com o diretor nacional da Polícia de Segurança Pública o que foi feito, a partir daí o que se passou está nos autos e reportado pelo Ministério Público”, destacou José Luís Carneiro em declarações à “CNN Portugal”.
 

 
Estava inicialmente previsto para o Conselho de Ministros desta quinta-feira a escolha do comprador dos 71,73% da Efacec Power Solution. Mas pedidos de esclarecimentos adicionais aos interessados, por parte do Ministério das Finanças, levou ao adiamento para o Conselho de Ministros da semana seguinte, sabe o Jornal Económico (JE).

O que é certo é que a Parpública deu por concluído o seu trabalho e já entregou o relatório ao Governo com a hierarquia das propostas e com o balanço das vantagens e desvantagens de cada uma delas. Depois disso o Governo continuou em conversações com os quatro candidatos.
 

 
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai viajar para o Japão para participar presencialmente na cimeira do bloco G7 em Hiroshima, confirmou hoje o secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa ucraniano, Oleksiy Danilov.

“Serão lá [na cimeira] decididos assunto muito importantes e, por isso, a presença do nosso presidente é algo absolutamente essencial para defender os nossos interesses e apresentar propostas e argumentos claros sobre os acontecimentos que ocorrem no território do nosso país”, explicou Danilov, citado pela televisão ucraniana Suspilne.
 

 
Após uma semana de audições importantes para perceber os contornos dos acontecimentos que levaram à exoneração do ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba, no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da TAP, o jornal “Expresso” adianta na edição desta semana que Marcelo Rebelo de Sousa já não faz intenção de segurar António Costa caso João Galamba deixe o Governo.

O jornal “Expresso” cita uma fonte próxima ao processo para referir que “a falta de alternativa política ao Governo deixou de ser prioridade” nos cálculos do Presidente e que Marcelo está avaliar a dimensão do “pântano” para perceber como fica o “prestígio das instituições” depois das audições desta semana na CPI à gestão da TAP.
 

 
O Jornal Económico desta semana já está disponível nas bancas de todo o país e na plataforma JE Leitor, para os nossos assinantes digitais. Folheie a edição desta sexta-feira num minuto.
 

 
É lançada na próxima segunda-feira a plataforma digital concebida para mapear rapidamente dados empresariais da Economia Azul e fazer matchmaking de negócios entre startups, PMEs e investidores.

Chama-se o Hub Azul Dealroom e é a primeira plataforma mundial de negócios da Economia Azul. Já estão registadas na plataforma mais de 1.030 startups (das quais 800 com capital levantado), perto de 1.200 investidores e mais de 100 grandes empresas.
 

 
Em choque com a comissão de vencimentos por causa do seu próprio vencimento, o novo CEO da TAP, Luís Rodrigues, já tem uma equipa de administradores com quem trabalhar. Para começar vê o seu braço direito na SATA e diretor-geral da Portugália, Mário Chaves, a ser “promovido” à comissão executiva da TAP, assumindo as funções até agora desempenhadas por Ramiro Sequeira, avançou o jornal Expresso.

A informação foi entretanto confirmada em comunicado enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pela transportadora aérea. No documento refere-se que a nova constituição é válida para o mandato que teve início em 2021 e deverá durar até 2024.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.