[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 22 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.
22 Maio 2023, 17h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O primeiro-ministro acusou hoje o ex-Presidente da República Cavaco Silva de estar a alimentar “o frenesim” da direita para provocar uma crise política artificial e de procurar interromper ao Governo uma trajetória de recuperação da economia.

António Costa falava aos jornalistas à entrada para um almoço comemorativo dos 25 anos da abertura da Expo 98, altura em que desempenhava as funções de ministro dos Assuntos Parlamentares no primeiro dos dois governos liderados por António Guterres.
 

 
Os negócios de Benfica, FC Porto e Sporting que estão sob investigação no Ministério Público (MP) ultrapassam os 228 milhões de euros, revelou hoje a Procuradoria-Geral da República, que esclareceu que estão em causa seis inquéritos.

A nota publicada na página do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) surge na sequência das diligências da passada quarta-feira, em que foram feitas mais de 60 buscas e que visaram as instalações dos três ‘grandes’, além de escritórios de advogados e de contabilidade e diversas residências.
 

 
O papa Francisco visitará Portugal entre 2 e 6 de agosto, por ocasião da Jornada Mundial de Juventude, e está previsto a sua deslocação ao Santuário de Fátima, divulgou hoje a Presidência da República. De acordo com a Fundação JMJ Lisboa 2023, o Papa regressa a Roma a 6 de agosto.

Nesta nota, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “assinala o carácter singular da realização da Jornada Mundial da Juventude” e a visita do papa Francisco a Portugal, considerando que constitui um “momento único e indelével” na vida coletiva dos portugueses.
 

 
O atual primeiro-ministro grego venceu as eleições deste fim-de-semana, embora sem a maioria absoluta, pelo que o cenário passa agora por uma coligação pós-eleitoral numa segunda ronda.

O Partido Nova Democracia, de Kyriakos Mitsotakis, conquistou 40,8% dos votos, contra apenas 20% para a segunda força mais votada, o Syriza. Como tal, o partido de direita que ocupa o poder elegeu 146 deputados numa câmara de 300, ficando perto da maioria absoluta.
 

 
O presidente executivo (CEO) da Media Capital afirma, em entrevista à Lusa, que o grupo espera manter os resultados positivos este ano, tendo acabado o primeiro trimestre em linha com o estimado, mas que a conjuntura é de cautela.

Em abril, o grupo anunciou ter registado um lucro de 36,7 milhões de euros em 2022, o que compara com um prejuízo de 4,1 milhões em 2021, ajudado pelo negócio da venda das rádios, que permitiu um encaixe financeiro direto de 69,6 milhões de euros e a obtenção de uma mais-valia líquida de 46,1 milhões de euros.
 

 
O número de novas casas vendidas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) registou uma queda de 56% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo de 2022, segundo os dados da consultora imobiliária imovendo divulgados esta segunda-feira, 22 de maio.

Esta foi maior queda do país que, de Norte a Sul registou descidas significativas na venda de construção nova.
 

 
A companhia aérea de baixo custo Ryanair obteve um lucro líquido de 1.428 milhões de euros no último exercício fiscal, até 31 de março, face a perdas de 355 milhões de euros no mesmo período do ano anterior.

Sediada em Dublin, a Ryanair informou hoje, em comunicado, que o seu tráfego aéreo cresceu “fortemente”, aumentando 74%, para 168,6 milhões de passageiros, ao mesmo tempo que registou uma recuperação significativa nas receitas graças aos avanços nos seus três principais mercados: Itália, Espanha e Reino Unido.
 

 
O presidente executivo da Media Capital afirma que a compra da Cofina “é um tema abstrato” para o grupo, sem desenvolvimentos até agora, não tendo desde que assumiu o cargo em julho se sentado ainda para negociar com aquela empresa.

Em entrevista à Lusa, quando questionado sobre ponto de situação de eventuais negociações após o esclarecimento das duas empresas ao mercado em março, Pedro Morais Leitão afirmou não saber responder, “porque depende tudo da Cofina”.
 

 
A Nova SBE conquista a melhor posição de sempre de uma escola portuguesa no ranking global do Financial Times Executive Education 2023: 18.ª no mundo e 15.ª na Europa. A Escola de Carcavelos sobe quatro posições na classificação geral.

O ranking agregado é construído com base em duas componentes: o ranking dos programas de inscrição Aberta (open rank) e o ranking dos programas Customizados para empresas (custom rank).
 

 
No habitual comentário político no canal SIC, Luís Marques Mendes, afirmou que a novela do Parlamento com Galamba e o ex-adjunto é inédita, “vivemos uma situação inédita no ministério das Infraestruturas, pancadaria, lavagem de roupa suja e ficamos com a sensação de que todos estão a mentir, ou seja, estas pessoas não tem nem qualidade nem princípios para pertencer à assembleia da república”.

Para o comentador político existe uma grande facilidade para os governantes entrarem em contradições e faltarem à verdade. “O ministro Galamba já deu cinco versões diferentes do SIS, parece-me muito José Sócrates na forma de comunicar e mudança de narrativas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.