[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 26 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.
26 Maio 2023, 17h27

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Neuralink, empresa detida por Elon Musk, terá recebido a aprovação da FDA, o departamento federal de Saúde dos Estados Unidos (EUA), para testar em seres humanos os microchips cerebrais que desenvolveu. O propósito daqueles aparelhos passa por devolver a visão ou a mobilidade a pessoas que não a têm.

A informação foi avançada pela própria empresa, esta quinta-feira, na rede social Twitter. A Neuralink sublinhou que, pelo menos por enquanto, não vai começar a recrutar participantes, mas promete “mais informação em breve”.
 

 
As revelações em torno da operação “Tutti Frutti”, cujos desenvolvimentos foram conhecidos esta semana através de reportagens emitidas na TVI e CNN Portugal, estão a produzir impactos negativos sobretudo na bancada parlamentar do PSD, de acordo com informação avançada pelo jornal “Expresso” esta sexta-feira.

Dois ministros do atual Governo (Fernando Medina e Duarte Cordeiro), três presidentes de junta de freguesia do PSD em Lisboa e um empresário que é hoje deputado na Assembleia da República foram envolvidos na operação “Tutti Frutti”. Este caso, que está a ser investigado desde 2016, está relacionado com a distribuição de avenças para trabalhos fictícios e negócios de muitos milhões celebrados com empresas em ajustes diretos.
 

 
Eduardo Ferro Rodrigues, antigo secretário-geral do PS e ex-presidente da Assembleia da República acusou Aníbal Cavaco Silva em artigo de opinião do “Público” de “despeito e rancor políticos”, a propósito das acusações que o antigo chefe de Estado e de Governo desferiu contra António Costa e o elenco governativo.

No passado sábado, durante o 3.º Encontro Nacional dos Autarcas Social-Democratas (ASD), em Lisboa, o antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva acusou o Governo de ser especialista em “mentira e propaganda” e, considerou que o primeiro-ministro perdeu a autoridade e não desempenha as competências que a Constituição lhe atribui, sugerindo a sua demissão.
 

 
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anuncia esta sexta-feira, 26 de maio, no Politécnico de Setúbal, o lançamento do aviso de financiamento da 2.ª fase do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, no montante de quatro milhões de euros.

O dinheiro destina-se a apoiar iniciativas de combate ao abandono e insucesso desenvolvidas por instituições das denominadas regiões de não convergência, que inclui a Área Metropolitana de Lisboa, Algarve, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira.
 

 
As bombas da gasolina vão poder continuar a vender tabaco ao contrário do que tinha sido avançado inicialmente pelo Governo relativamente ao que será a nova lei do tabaco.

Avança o jornal “Público” esta sexta-feira que a interdição de venda de tabaco nas estações de serviços nos postos de abastecimento de combustíveis vai mesmo ser retirada da versão final do documento que esta quinta-feira foi remetido para a Assembleia da República.
 

 
O Ministério Público está a investigar as suspeitas de favores de Fernando Medina, atual ministro das Finanças e ex-autarca de Lisboa, na isenção da taxa de realização, manutenção e reforço de infraestruturas urbanísticas ao SL Benfica, avança o “Correio da Manhã” esta sexta-feira.

A taxa a pagar ascendia a mais de 1,7 milhões de euros e o clube, então liderado por Luís Filipe Vieira, não terá liquidado o valor que estaria estipulado.
 

 
O Jornal Económico desta semana já está disponível nas bancas de todo o país e na plataforma JE Leitor, para os nossos assinantes digitais. Folheie a edição desta sexta-feira num minuto.
 

 
A EDP Renováveis, informou o mercado da escritura pública relativa ao aumento de capital através de incorporação de reservas, deliberado a 2 de maio de 2023 pelo Conselho de Administração (de acordo com a delegação da Assembleia Geral Ordinária de Acionistas de 4 de abril de 2023).

Nessa AG os acionistas da EDP Renováveis (EDPR) aprovaram um novo mecanismo de remuneração dos acionistas, através de um ‘scrip dividend’, ou seja, a substituição de dividendos por ações.
 

 
Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas antes da cerimónia de abertura da 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa.

Questionado se foi o primeiro-ministro quem o informou da intervenção do SIS, respondeu: “Eu o que posso dizer é que o primeiro contacto que tive sobre esta matéria com alguém foi no dia 29 [de abril], no regresso da Ovibeja”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.