[weglot_switcher]

Jean-Marie Le Pen multado em cinco mil euros por comentário racista

Tribunal francês considerou que o pai da candidata à presidência do país incitou ao ódio com comentários sobre os ciganos.
28 Fevereiro 2017, 12h33

Jean-Marie Le Pen foi condenado a pagar cinco mil euros por um comentário racista. Em causa está uma declaração do fundador do partido de extrema-direita francês Frente Nacional e pai da atual presidente do partido que chamou “mal-cheirosos” à minoria cigana. O político interpôs um recurso contra a primeira condenação que foi rejeitado pelo tribunal francês.

A decisão foi tomada pelo tribunal de segunda instância da cidade de Aix-en-Provence, no sul de França, que declarou o cidadão de 88 anos Jean-Marie Le Pen culpado de incitar ao ódio e fazer afirmações racistas e revisionistas, segundo noticia a agência “Lusa”.

“Parece que vocês têm um problema com várias centenas de ciganos que têm uma presença irritante e, digamos, malcheirosa nesta cidade”, disse Le Pen numa conferência de imprensa em Nice, em 2013. O pai de Marine Le Pen referiu-se ainda ao Holocausto como “um pormenor na história”, pela nona vez. Apesar da condenação, Le Pen disse em tribunal: “Mantenho estas afirmações, porque é o que eu penso”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.