[weglot_switcher]

Jean-Marie Le Pen vai perder a imunidade de eurodeputado

O Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira o levantamento da imunidade a Jean-Marie Le Pen, permitindo que uma nova acusação contra o dirigente possa prosseguir.
25 Outubro 2016, 17h21

O fundador do partido de extrema-direita francês, Jean-Marie Le Pen, vai ter a sua imunidade levantada, na sequência de um processo em que é acusado de em 2014 ter promovido o ódio racial num vídeo divulgado no site do partido.

A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo Parlamento Europeu, que defende que a imunidade parlamentar “não fornece carta-branca para calúnia, difamação, incitação ao ódio ou afirmações difamatórias”.

O ex-dirigente do partido da Frente Nacional goza de imunidade como eurodeputado, o que lhe tem permitido escapar impune às condenações levadas perante os tribunais por comentários racistas.

O último caso diz respeito a comentários que fez em junho de 2014 num vídeo a circular no website do partido extremista francês. No vídeo, Le Pen terá respondido entre risos “para a próxima, vamos fazer uma carga para o forno”, quando questionado sobre alguns dos críticos ao partido, como o cantor francês, de proveniência judaica, Patrick Bruel.

O comentário foi rapidamente retirado de circulação, devido à suposta alusão ao Holocausto, e mereceu a repreensão pública da filha do político, Marine Le Pen, que entretanto assumiu o cargo de direção do partido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.