Jeremy Corbyn reeleito líder dos Trabalhistas

Um ano depois de ter chegado à liderança como sucessor de Ed Miliband, o resultado de hoje reforça a imagem de Corbyn à frente do partido.

Paul Hackett/Reuters

Com o apoio maioritário das bases e dos sindicatos, apesar de enfrentar a oposição de quase 80% dos parlamentares, Jeremy Corbyn foi reeleito líder do Partido Trabalhista durante o congresso realizado em Inglaterra.

Os resultados foram divulgados pela imprensa britânica e apontam para 61,8% de votos favoráveis a Corbyn, algo que reforça o que obteve há cerca de um ano quando foi eleito pela primeira vez para o cargo, enquanto o rival, Owen Smith, se quedou com 38,2%.

Votaram três quartos dos 640 mil elementos que integram o universo eleitoral, isto é, 313.200 escolheram Corbyn e 193 mil dedicaram os seus votos a Smith.

Jeremy Corbyn, de 67 anos, sucedeu a Ed Miliband, em setembro do ano passado, depois de este se demitir em função do fraco desempenho eleitoral do partido.

Recomendadas

Angola. Banco Nacional baixa taxa de juro básica, de 18% para 17%

O Banco Nacional de Angola voltou a reduzir a taxa de básica de juro (taxa BNA) em 1 ponto percentual, de 18% para 17%, decisão fundamentada com “a avaliação do comportamento dos preços”, segundo o governador do regulador angolano.

Primeiro-ministro do Iraque em visita à Turquia

A Turquia continua a fazer todos os possíveis para ser um país incontornável na região. Com as placas tectónicas do xiismo e do sunismo em forte movimentação, Ancara não quer perder nada do seu prestígio internacional.

Moscovo: Putin e Xi Jinping debateram o plano chinês para a paz na Ucrânia

O encontro entre os dois líderes demorou cerca de quatro horas e meia, mas os intervenientes foram parcos em informações sobre a matéria. Entretanto, em Washington, o governo norte-americano queixa-se do ‘branqueamento’ que a visita de Estado representa.
Comentários