[weglot_switcher]

Jeremy Corbyn responde a críticos e garante estar “em forma” para governar

O líder do Partido Trabalhista mostrou-se perplexo por haver quem o considere “velho” para governar e garantiu estar pronto e “em forma” par governar o Reino Unido.
  • Jeremy Corbyn
19 Janeiro 2018, 13h29

O presidente do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, de 68 anos, garantiu estar “em forma” para disputar as próximas eleições britânicas e, em caso de vitória, liderar um novo Gabiente em 2022, em declarações ao jornal “The Guardian” na quinta-feira, 18.

As próximas eleições gerais do Reino Unido ocorrem em 2022, ano em que Corbyn completa 73 anos de idade. Há, por isso, correntes de opinião, citadas pelo jornal britânico, que consideram o líder trabalhista “velho” para chefiar um hipotético gabinete, porque, nesse cenário, Corbyn ficaria em Downing Street até ter quase 78 anos de idade.

“Tenho a idade que tenho. Não é segredo nenhum – e considero-me perfeitamente em forma e em condições de fazer política. Em bom rigor, sou até mais novo do que outros líderes políticos”, assim respondeu Jeremy Corbyn aos críticos, dando o exemplo de Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos tem 71 anos, atualmente, e tem sido fortemente criticado.

Sobre Trump, Corbyn disse que as críticas feitas ao presidente dos EUA devem-se “às atitudes” e não à “idade.

Nas últimas eleições britânicas, a 8 de junho de 2017, o Partido Trabalhista, já liderado por Corbyn perdeu a corrida para Theresa Maye e o Partido Conservador, por uma pequena margem. May venceu com 42,3% dos votos contra 40%, dos trabalhistas.

Jeremy Corbyn está no parlamento britânico desde 1983 e é líder do Partido Trabalhista do Reino Unido desde 2015, quando sucedeu a Ed Miliband. O britânico é considerado politicamente mais à esquerda, do que foi, por exemplo, Tony Blair, outro líder dos trabalhistas, que governou o Reino Unido entre 1997 e 2017.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.