[weglot_switcher]

Jerónimo: “PS tem na mão opção de fazer entendimentos com PSD ou convergir à esquerda com CDU” (com áudio)

O líder comunista deu conta da “perda significativa de deputados” da CDU “e da representação institucional do PEV”. “O momento agora é de saber quais as opões que se colocam ao país”, afirma.
  • Cristina Bernardo
30 Janeiro 2022, 22h19

O líder dos comunistas reagiu ao resultado das eleições legislativas, numa altura em que é sabido que a CDU perdeu dois mandatos, um deles o de João Oliveira, e o PEV perde representação parlamentar.

“O PS ambicionado uma maioria absoluta precipitou a realização de eleições”, afirmou Jerónimo de Sousa, esta noite em Lisboa, alertando que António Costa tem “na mão opção de fazer entendimentos com PSD ou convergir à esquerda com CDU”.

O secretário-geral do PCP afirma que o resultado deriva da “bipolarização” que “beneficiou o PS apesar da postura de fuga” e que a decisão agora está nas mãos dos socialistas.

“O momento agora é de saber quais as opões que se colocam ao país. Se perspectivas de uma política capaz de enfrentar problemas ou se, pelo contrário, prevalecem as intenções de manter adiada essa resposta em benefício do grande capital”, avançou Jerónimo na primeira reação dos partidos à esquerda.

Depois de falar ao PS, Jerónimo de Sousa reconhece a agora derrota nestas eleições que revelam “uma perda significativa de deputados e da representação institucional do PEV”.

O parceiro de coligação do PCP, Os Verdes fica de fora do hemiciclo na próxima legislatura. Desde a III Legislatura (1983-1985) que o PEV tinha representação na Assembleia da República, o partido foi fundado oficialmente em 1982 e concorreu sempre coligado às legislativas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.