[weglot_switcher]

Jerónimo de Sousa diz que maioria absoluta deixa PCP preocupado

A maioria absoluta assusta o PCP porque assim a “política a ser conduzida, o programa de Governo é da responsabilidade do Partido Socialista”.
  • António Cotrim/Lusa
15 Fevereiro 2022, 17h16

O secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa admitiu que a maioria absoluta do PS deixa o partido preocupado depois de se ter reunido com o primeiro-ministro, António Costa, para preparação do novo ciclo político.

À margem da reunião, Jerónimo de Sousa explicou que uma maioria absoluta preocupava o PCP “porque, naturalmente, a política a ser conduzida, o programa de Governo é da responsabilidade do Partido Socialista”.

Para o PCP, resta saber se a maioria absoluta do PS servirá para dar as respostas necessárias aos problemas do país.

“Mas se é ou não possível neste quadro apresentar respostas e soluções que resolvam os problemas do país e quem tem uma maioria absoluta naturalmente deve assumir toda a responsabilidade em relação à política que vai ser realizada por este mesmo governo, sublinhou o líder do PCP.

“O diálogo tem de existir naturalmente particularmente no quadro da Assembleia da República e no quadro da prestação de contas e informação que o próprio governo terá naturalmente que dar aos grupos parlamentares, a resposta aos anseios dos portugueses e isso cria um espaço natural embora com uma maioria absoluta que pode determinar tudo”, sublinhou Jerónimo de Sousa.

Apesar do diálogo o secretário geral do PCP considerou que ao olhar “para trás os problemas ainda continuam latentes”. “Sim ou não se encontram resposta para o problema dos salários. Sim ou não se encontram respostas para alterar as normas gravosas da legislação laboral”, questionou-se.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.