[weglot_switcher]

Jerónimo de Sousa: resultados da CDU são “negativos para o país”

A coligação comunista admitiu que os resultados estão longe de serem positivos, mas não configuram a erosão que se antevia. O seu líder assegura que está nas mãos do PS continuar a contar com os seus deputados.
  • jerónimo_de_sousa_cdu_pcp_pelislativas
    João Relvas/Lusa
6 Outubro 2019, 22h13

O resultado da CDU “constitui um fator negativo para o futuro próximo do país. O resultado da CDU é o resultado da mentira, da difamação e de preconceitos” contra o PCP e o PEV, disse o líder comunista Jerónimo de Sousa. Mas a coligação “resistiu à erosão eleitoral até patamares que alguns diziam inevitáveis. Com este resultado, os interesses do povo saem enfraquecidos”, mas “a CDU cá estará”, enfatizou.

Para Jerónimo de Sousa, o PS não está em condições de assegurar” uma política de esquerda fundamental para o país, pelo que “será em função das opções do PS que a CDU determinará o seu posicionamento, vinculado aos compromissos que assumiu com o povo, determinado a dar combate a todas as decisões negativas, a todos os retrocessos que o PS quiser impor”, disse Jerónimo de Sousa.

O líder da CDU, que teve de recomeçar a sua intervenção para alinhar com as emissões televisivas, disse, como já antes outros comunistas tinham referido, que a questão que se coloca não é saber se a CDU fará parte de uma nova ‘geringonça’: “o que se impõe é que as conquistas não voltem para trás”, referiu, para explicar que a coligação responderá àquilo que forem as opções do PS.

E para isso, Jerónimo de Sousa apresentou desde já o seu ‘caderno reivindicativo: o aumento do salário para os 850 euros, aumento das pensões de reforma, creche gratuita, direito à habitação, investimento na Saúde, 1% do Orçamento para a cultura, e o equilíbrio ecológico,

“Ficou claro que as medidas negativas que se evitaram não são suficientes para dar resposta aos problemas nacionais e à concretização de um Portugal soberano. A necessidade abrir caminho que rompa com a direita” é o caminho da CDU, disse o seu líder, que enfatizou a enorme derrota da direita nas eleições de hoje.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.