Jerónimo Martins, EDP e Galp distinguidas como empresas mais sustentáveis da Europa

A Galp, a EDP e a Jerónimo Martins são as únicas empresas portuguesas a integrar no índice Euronext Vigeo-Eiris Europe 120. A nível mundial, a EDP é a única empresa portuguesa a ser distinguida.

Foi divulgada a lista do Euronext Vigeo-Eiris Europe 120 2018, um ranking que reconhece as 120 empresas da Europa que melhor promovem práticas de sustentabilidade. A representar Portugal neste índice figuram as energéticas EDP – Energias de Portugal e Galp Energia e, a juntar-se pela primeira vez ao catálogo, o grupo Jerónimo Martins, a única organização do setor de retalho. No índice Euronext Vigeo World 120, a lista que distinge 120 empresas a nível mundial, apenas a liderada por António Mexia está representada.

Estas distinções são feitas com base na análise do desempenho das empresas em 2017 e que abrange mais de 300 indicadores em tópicos tão diversos como Direitos Humanos, Recursos Humanos, Envolvimento com a Comunidade, Corporate Governance, Ambiente e Conduta Empresarial.

O grupo retalhista nacional, presidido por Pedro Manuel de Castro Soares dos Santos, é o único a representar Portugal neste setor, o que ocorre depois de se ter comprometido a realizar vários compromissos no sentido de reduzir a pegada carbónica em 5% entre 2018 e 2020, a diminuir o desperdício alimentar do grupo em 10% no mesmo período, face a 2016 e a alcançar um decréscimo para metade até 2025.

No conjunto dos dois índices Euronext Vigeo-Eiris em que está incluído – “Eurozone 120” e “Europe 120” -, o grupo Jerónimo Martins encontra-se agora na categoria de “Advanced“, o nível de desempenho mais elevado, e com uma avaliação de 94% quanto à divulgação de informação de sustentabilidade, o que representa um aumento de 20 pontos percentuais face a 2016.

Relacionadas

O que é um investimento sustentável? Reguladores devem ser flexíveis na avaliação dos critérios, defende investigador

Em entrevista ao Jornal Económico, Dirk Schoenmaker, investigador sénior do ‘think-tank’ Bruegel, defende a necessidade dos supervisores clarificarem a importância dos investimentos sustentáveis. Destaca ainda assim o papel “ativo” da Comissão Europeia e do regulador em Portugal.

Dia mais quente do século, plásticos e poluição no Tejo. Ambientalistas fazem balanço de 2018

Quais foram os momentos ambientais marcaram negativamente o ano de 2018? O que podemos recordar e celebrar? O que nos espera em 2019 e quais são as novas metas? As associações Zero e Quercus divulgaram o seu calendário ‘verde’.

Podem os mercados promover a sustentabilidade?

Há todo um mercado que permite a investidores responsáveis não só diversificarem o seu portefólio, como incentivar as empresas a comportamentos mais “verdes”.
Recomendadas

Centros comerciais vão implementar sistema de depósito e reembolso de embalagens de uso único

A associação de centros comerciais assinou um protocolo de colaboração com o SDR Portugal para o desenvolvimento e implementação de um sistema de depósito e reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal.

Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo

Bruxelas alerta que “a precipitação das próximas semanas vai ser crucial para determinar a evolução da atual seca” e como poderá afetar as populações.

Bruxelas lança um plano para promover a indústria de emissão zero

A medida apresentada por Bruxelas esta quinta-feira vem no seguimentos dos subsídios na China e nos Estados Unidos para impulsionar a indústria verde.
Comentários