[weglot_switcher]

Jerónimo Martins, EDP e Galp distinguidas como empresas mais sustentáveis da Europa

A Galp, a EDP e a Jerónimo Martins são as únicas empresas portuguesas a integrar no índice Euronext Vigeo-Eiris Europe 120. A nível mundial, a EDP é a única empresa portuguesa a ser distinguida.
15 Janeiro 2019, 11h41

Foi divulgada a lista do Euronext Vigeo-Eiris Europe 120 2018, um ranking que reconhece as 120 empresas da Europa que melhor promovem práticas de sustentabilidade. A representar Portugal neste índice figuram as energéticas EDP – Energias de Portugal e Galp Energia e, a juntar-se pela primeira vez ao catálogo, o grupo Jerónimo Martins, a única organização do setor de retalho. No índice Euronext Vigeo World 120, a lista que distinge 120 empresas a nível mundial, apenas a liderada por António Mexia está representada.

Estas distinções são feitas com base na análise do desempenho das empresas em 2017 e que abrange mais de 300 indicadores em tópicos tão diversos como Direitos Humanos, Recursos Humanos, Envolvimento com a Comunidade, Corporate Governance, Ambiente e Conduta Empresarial.

O grupo retalhista nacional, presidido por Pedro Manuel de Castro Soares dos Santos, é o único a representar Portugal neste setor, o que ocorre depois de se ter comprometido a realizar vários compromissos no sentido de reduzir a pegada carbónica em 5% entre 2018 e 2020, a diminuir o desperdício alimentar do grupo em 10% no mesmo período, face a 2016 e a alcançar um decréscimo para metade até 2025.

No conjunto dos dois índices Euronext Vigeo-Eiris em que está incluído – “Eurozone 120” e “Europe 120” -, o grupo Jerónimo Martins encontra-se agora na categoria de “Advanced“, o nível de desempenho mais elevado, e com uma avaliação de 94% quanto à divulgação de informação de sustentabilidade, o que representa um aumento de 20 pontos percentuais face a 2016.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.