[weglot_switcher]

Jerusalém: Conselho de Segurança da ONU vai reunir de urgência amanhã

O encontro realiza-se depois de os Estados Unidos da América se terem tornado no único país do mundo a reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
  • Reuters / Pedro Nunes
7 Dezembro 2017, 09h53

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai reunir-se de urgência esta sexta-feira, 8 de dezembro, na sequência da decisão de Donald Trump ter reconhecido Jerusalém como a capital de Israel.

A notícia do encontro, onde estará presente o secretário-geral da organização, António Guterres, foi avançada à Agence France-Presse por uma fonte da presidência japonesa do órgão.

Depois de os Estados Unidos da América se terem tornado no único país do mundo a reconhecer Jerusalém como capital de Israel, António Guterres disse que a paz no Médio Oriente só será possível concretizando a visão de dois estados, com Jerusalém como a capital de Israel e a Palestina.

Numa declaração pública, divulgada também através da rede social Twitter, o secretário-geral da ONU disse que só “concretizando a visão de dois estados a viver lado a lado, em paz, segurança e reconhecimento mútuo, com Jerusalém como a capital de Israel e da Palestina” é que “as aspirações legítimas de ambos os povos serão alcançadas”.

“Quero deixar isto bem claro: não há alternativa para a solução de dois estados. Não há plano B”, explicou, sublinhando que se trata de “uma questão de estatuto final que dever ser resolvida através de negociações diretas entre as duas partes, com base em resoluções relevantes do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral, tendo em conta as preocupações legítimas do lado palestino e israelita”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.