[weglot_switcher]

Joacine Katar Moreira vai enfrentar ‘tribunal’ do Livre “por insistência de Rui Tavares”

O assessor da deputada argumenta que Joacine vai enfrentar o Conselho de Jurisdição devido à intervenção do fundador do partido durante a assembleia de domingo.
  • Miguel A. Lopes / Lusa
26 Novembro 2019, 13h17

As polémicas entre o partido Livre e a sua única representante no Parlamento, Joacine Katar-Moreira, continuam a agitar a ordem do dia. A deputada sustenta que respeita a decisão da Assembleia do Livre em remeter o caso das discussões com a direção do partido para o Conselho de Jurisdição.

Ainda assim, a deputada acha que esta decisão só surgiu por “insistência” de Rui Tavares, o fundador do partido, que acabou por não seguir em frente. O assessor de Joacine explicou ao DN que “a deputada tem plena confiança no órgão máximo entre congressos, pelo que naturalmente respeita as tomadas de decisão”, e garante ainda que a intervenção do Conselho de Jurisdição foi aprovada “a pedido e por insistência de Rui Tavares”.

O assessor da deputada sustentou que a presidente da mesa propôs a nomeação de um mediador para as discussões entre o grupo de contacto e a deputada, uma proposta a que Joacine acedeu. Mas, posteriormente, “a pedido e por insistência de Rui Tavares” a opção do Conselho de Jurisdição foi votada favoravelmente pela assembleia do Livre.

O fundador do Livre recusou comentar as alegações, ao DN, de que o Conselho de Jurisdição foi chamado a intervir pela sua insistência à publicação.

De relembrar que a “falta de comunicação” começou quando Joacine Katar-Moreira optou por abster-se na altura de condenar Israel pela nova agressão a Gaza. O partido emitiu um comunicado onde manifestou “a sua preocupação com o sentido de voto da deputada Joacine Katar-Moreira, em contrassenso com o programa eleitoral do Livre e com o historial de posicionamento do partido nestas matérias”.

Entretanto, a deputada reagiu ao comunicado do próprio partido. “Assumo total responsabilidade pelo voto e devo dizer que, apesar de a abstenção não constituir um voto a favor ou um voto contra, ela não representou aquilo que tem sido desde sempre a minha posição pública sobre esta temática. Votei contra a direção de mim mesma”.

https://twitter.com/KatarMoreira/status/1198308662231650304

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.