Joacine Katar-Moreira: “Verdadeiro incentivo à natalidade não seria aumento efetivo do salário mínimo nacional para 900 euros?”

Deputada do Livre questionou políticas de incentivo à natalidade do Executivo de António Costa, insistindo no aumento do salário mínimo nacional como a verdadeira solução.

A deputada única do Livre, Joacine Katar-Moreira, concentrou a sua intervenção no debate quinzenal com o primeiro-ministro no tema da natalidade, colocando em causa os incentivos existentes. “Não era mais óbvio e um verdadeiro incentivo se existisse um aumento efetivo do salário mínimo nacional (SMN) para os 900 euros até ao final desta legislatura?”, inquiriu a parlamentar, acrescentando como outro “verdadeiro incentivo” a existência de creches gratuitas a partir dos quatro meses.

António Costa referiu estudos que revelam que a fertilidade desejada está além do que é a fertilidade concretizada pelas famílias portuguesas, pelo que “temos de criar condições para as famílias terem os filhos que desejam ter”, incluindo estabilidade no trabalho e na habitação, às quais se juntarão deduções fiscais a quem tenha mais filhos e uma aposta no alargamento da rede de pré-escolar.

Relacionadas

“Não há outra forma”. Se pressão dos jornalistas continuar, assessor de Joacine volta a chamar segurança

Rafael Esteves Martins sublinhou que Joacine Katar-Moreira tem uma cultura de trabalho “de descanso, no sentido intelectual do termo” e que caso a pressão mediática continue vai voltar a pedir-se que os seguranças afastem os jornalistas porque “não haverá outra forma”. 

Caso Joacine: Ferro Rodrigues exige explicações à segurança do Parlamento

A secretaria-geral da Assembleia da República esclareceu hoje que os oficiais da guarda do palácio só podem acompanhar os deputados quando estiver em causa a sua segurança, na sequência do caso da aparente “escolta” da parlamentar do Livre.

Joacine escoltada por segurança dentro do Parlamento

Os jornalistas tentaram questionar a deputada acerca da tensão dentro do Livre, mas o seu assessor, Rafael Esteves Martins, e o segurança impediram quaisquer perguntas. “Larguem o osso”, disse o assessor de Joacine, referindo-se à deputada.
Recomendadas

TAP: PS esclarece que viabilizará proposta de inquérito do BE com abstenção

O Grupo Parlamentar do PS esclareceu que viabilizará a proposta de inquérito parlamentar do Bloco sobre a TAP através da abstenção, corrigindo a posição assumida pelo deputado Carlos Pereira.

Trabalhadores dos impostos criticam Autoridade da Concorrência

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) partilhou o alerta deixado pela Odem dos Contabilistas sobre os problemas no Portal da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), apontando o seu mau funcionamento.

Ministro da Saúde diz que o SNS registou em 2022 a maior atividade assistencial da sua história

O ministro da Saúde afirmou que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) desenvolveu em 2022 a “maior atividade assistencial da sua história, com os hospitais públicos a baterem o recorde de consultas médicas e cirurgias.
Comentários