João Gomes Cravinho acompanha missão militar na República Centro-Africana

O ministro da Defesa deslocou-se a África para acompanhar as operações que estão a ser efetuadas pelos 243 militares portugueses integrados na Missão Multidimensional Integrada para a Estabilização do país (MINUSCA).

Rui Minderico/Lusa

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visita este sábado a República Centro-Africana, para acompanhar o trabalho que tem sido desenvolvido pelos 243 militares portugueses integrados na Missão Multidimensional Integrada para a Estabilização do país (MINUSCA) e na Missão de Treino da União Europeia, informou o Ministério da Defesa Nacional. O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, acompanha o Ministro nesta deslocação.

Portugal participa desde 2017 na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), estando empenhada desde outubro de 2020, a 8ª Força Nacional Destacada, constituída por 180 militares que integram a Força de Reação Rápida, estando ainda outros oito no quartel-general na MINUSCA, entre os quais o major-general Mendes Ferrão, o segundo português a exercer as funções de 2º comandante da MINUSCA. O contingente português que integra a Força de Reação Rápida desta missão dispõe já do novo armamento ligeiro do Exército e novas viaturas blindadas URO VAMTAC ST5.

Portugal contribui desde 2016 na Missão de Treino da União Europeia na República Centro-Africana (EUTM RCA) e exerce o comando da missão de setembro de 2020 a setembro de 2021, com o brigadeiro-general Neves de Abreu e um contingente de 55 militares. A participação portuguesa estende-se também à Missão civil da União Europeia de Apoio à Reforma do Setor da Segurança da República Centro-Africana, que é atualmente chefiada pelo coronel Paulo Soares, da GNR.

Recomendadas

Eduardo Cabrita é candidato a diretor executivo da Frontex

O ex-ministro da Administração Interna apresentou a sua candidatura individual a este cargo em julho, tendo sido uma das 78 inscrições internacionais à posição máxima neste órgão europeu, avançou a rádio “Renascença” e confirmou o jornal online “Observador”.

Cascais ajuda famílias a combater a inflação com 44 milhões

A autarquia liderada por Carlos Carreiras aprovou por unanimidade um pacote de 70 medidas, entre as quais bolsas para creches, no caso das crianças com 3 a 36 meses, bem como bolsas para estudantes de licenciaturas e mestrados.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 6 de outubro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários