[weglot_switcher]

João Leão nomeia António Ferreira dos Santos para inspetor-geral de Finanças

Ferreira dos Santos é, desde 2020, conselheiro do Conselho de Prevenção da Corrupção. Desde fevereiro do ano passado, que ocupava o lugar de secretário-Geral do Ministério da Economia e da Transição Digital.
  • Ministro de Estado e das Finanças, João Leão
29 Janeiro 2021, 09h46

O ministro de Estado e das Finanças , João Leão, designou António Ferreira dos Santos para o lugar de inspetor-geral da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), foi esta sexta-feira anunciado pelo Ministério das Finanças. Desde fevereiro de 2020, que Ferreira dos Santos ocupava o lugar de secretário-geral do Ministério da Economia e da Transição Digital.

Em comunicado, o Ministério das Finanças adianta que António Ferreira dos Santos vai ocupar o cargo por um período de cinco anos, tendo sido escolhido após a realização de um concurso, “nos termos previstos no Estatuto do Pessoal Dirigente e a fundamentação elaborada pelo respetivo júri”.

O novo inspetor-geral da Inspeção-Geral de Finanças é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. Desde 1987 que é quadro da IGF, acumulando no seu currículo os cargos de subinspetor-geral da IGF, responsável pela área do controlo financeiro público, entre 2015 e 2020, e o de subinspetor-geral da Direção-Geral dos Serviços Prisionais, entre 2001 e 2006.

Ferreira dos Santos é, desde 2020, conselheiro do Conselho de Prevenção da Corrupção. Desde fevereiro do ano passado, que ocupava o lugar de secretário-Geral do Ministério da Economia e da Transição Digital.

Em 26 de novembro de 2019, um despacho do Ministério das Finanças, publicado em Diário da República, referia que o então inspetor-geral de Finanças, Vítor Braz, iria sair do cargo. Mas manteve-se em funções em regime de gestão corrente até novo concurso de recrutamento. Vítor Braz tinha pedido a Mário Centeno, então ministro das Finanças, para não renovar a sua comissão de serviço, que terminava no final de 2019.

No mesmo despacho, as Finanças anunciavam a decisão de não renovar as comissões de serviço dos dirigentes superiores de 2.º grau da IGF, “registando, com agrado, o desempenho e os resultados alcançados” pela equipa de Vítor Braz. Assim, ficaram determinadas as saídas de Ana Paula Pereira Cosme Franco Barata Salgueiro, António Manuel Pinto Ferreira dos Santos, José António Prates Viegas Ribeiro e Maria Isabel da Silva Castelão Ferreira da Silva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.