[weglot_switcher]

Joe Biden avisa China que se apoiar ativamente a Rússia sofrerá retaliações

Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, garantiu que Biden “deixa claro que a China assumirá responsabilidade por quaisquer ações que tomar no sentido de apoiar a agressão da Rússia”
  • Michael Reynolds/EPA via Lusa
18 Março 2022, 10h55

O presidente dos EUA Joe Biden alertou o seu homólogo chinês Xi Jinping, num telefonema, para o facto de que os EUA estão preparados para retaliar se Pequim apoiar ativamente a Rússia na Ucrânia.

Segundo o “Financial Times” Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, disse que Biden “deixa claro que a China assumirá responsabilidade por quaisquer ações que tomar no sentido de apoiar a agressão da Rússia”.

Por sua vez, Jen Psaki, secretária de imprensa da Casa Branca, explicou aos jornalistas que o telefonema foi uma oportunidade para Biden perceber a posição do presidente Xi. “O facto de a China não ter denunciado o que a Rússia está a fazer, diz muito”, acrescentou.

Da parte da China, esta semana, a 15 de março a China também deixou um aviso: se for afetada pelas sanções à Rússia estaria disposta a retaliar.

“A China não faz parte desta crise, nem quer que as sanções afetem a China”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi ao seu homólogo espanhol, José Manuel Albares, em declarações divulgadas e citadas pelo “Financial Times”. “A China tem o direito de salvaguardar seus direitos e interesses legítimos”, acrescentou.

Pequim tem afirmado publicamente que tem uma posição neutra, mas os EUA estão preocupados de que o país esteja a aproximar-se de apoiar a Rússia. De recordar também que a China também tem evitado descrever a guerra como uma “invasão”, referindo-se à “questão” ou “crise” da Ucrânia e que no mês passados os líderes da China e Rússia emitiram uma nota onde descreviam a parceria entre ambos como não “tendo limites”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.