[weglot_switcher]

Joe Biden expressa alívio pela reeleição de Macron

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou esta segunda-feira o seu alívio pela reeleição do seu homólogo francês, Emmanuel Macron, e disse não ter conseguido contactá-lo no domingo para o felicitar pela vitória contra Marine Le Pen.
25 Abril 2022, 18h18

“Gosto (dos resultados) das eleições francesas”, afirmou aos jornalistas Joe Biden, quando aterrou nos arredores de Washington, depois de passar o fim-de-semana em Delaware.

O chefe de Estado norte-americano afirmou que tentou contactar Macron no domingo, mas não conseguiu, e que planeava falar com o seu homólogo francês hoje.

“Tentei falar com ele ontem à noite. Falei com o seu gabinete e (disseram-me que) ele estava na Torre Eiffel, a divertir-se. Vou falar com ele hoje”, disse Biden.

Macron fez o seu discurso de vitória no domingo na Torre Eiffel, onde reconheceu que o resultado das eleições pinta um quadro de “um país cheio de dúvidas” e prometeu abrir “uma nova era”, com uma “nova ambição”.

O Presidente francês foi reeleito com 58,54% dos votos na segunda volta das eleições presidenciais em França este domingo. A sua rival, Marine Le Pen, obteve 41,46% dos sufrágios, de acordo com resultados provisórios.

Emmanuel Macron viu evaporar-se metade da vantagem eleitoral que lhe valeu a presidência há cinco anos. O resultado deste escrutínio destapa divisões profundas num país marcado por várias crises durante o seu mandato, desde os “coletes amarelos” até à pandemia da covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.