Jogar o Gangorra é tradição exclusiva da Ponta Delgada

A Festa continua no sítio da Primeira Lombada, na Ponta Delgada. Na Primeira Oitava de Natal, há panelo, jogos tradicionais e o Jogo da Gangorra exclusivo desta zona da Madeira.

O jogo da Gangorra volta a juntar centenas de pessoas, esta terça-feira, na Ponta Delgada, mais concretamente no sítio da Primeira Lombada. Exclusiva desta freguesia, esta tradição acontece todos os anos no dia da festa da Primeira Oitava do Natal.

Muito vivida pela comunidade local, a festa inclui o tradicional panelo, jogos tradicionais, sendo a atração principal o jogo da Gangorra, prática que apenas ocorre nesta localidade em toda a Ilha da Madeira.

Do programa faz ainda parte a exposição ’20 anos na memória. Gangorra ao som do pife’ que pretende dar a conhecer esta tradição e o processo de construção do jogo e a atuação a Banda Filarmónica “Os Artistas.

A festa acaba logo à noite com a Roda Manhosa e a Queimada do Velho e da Velha.

Recomendadas

Orçamento do Funchal para 2023 aprovado por maioria na Assembleia Municipal

A proposta de Orçamento da Câmara Municipal do Funchal para 2023 foi aprovada com os votos a favor dos 25 deputados da coligação PSD/CDS-PP, contando com os votos contra do PS (nove deputados), BE (três), PAN (um), MPT (um) e CDU (um).

O que é o spread no crédito à habitação e como saber se está adequado? Saiba aqui

Para quem contratou crédito à habitação há mais de dez anos é possível que esteja a pagar um spread elevado, se comparado com o atualmente praticado no mercado. Atualmente há ofertas bancárias com spreads abaixo de 1% no crédito à habitação, com bancos a oferecer spreads de 0,85%.

Madeira: Secretário das Finanças apresenta Orçamento Regional na Comissão de Economia, Finanças e Turismo

“São mantidas as reduções do IRC e da Derrama, havendo ainda a previsão de manter a intervenção na fixação dos preços dos combustíveis, à semelhança do que está a ser feito este ano”, apontou Rogério Gouveia.
Comentários