[weglot_switcher]

Jorge Monteiro assume presidência da ACIBEV

Na eleição dos órgãos sociais para o mandato 2020/2023, António Soares Franco mantém-se como presidente da Mesa da Assembleia Geral da associação, em representação da José Maria da Fonseca, enquanto João Roquette, em representação do Esporão, assumiu a presidência do Conselho Fiscal.
25 Junho 2020, 13h52

Jorge Monteiro, ex-presidente da ViniPortugal, assumiu hoje, dia 25 de junho, a presidência da direção da ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal, em representação da Aveleda, sucedendo a George Sandeman que ocupou o cargo nos últimos três mandatos.

Na eleição dos órgãos sociais para o mandato 2020/2023, António Soares Franco mantém-se como presidente da Mesa da Assembleia Geral da associação, em representação da José Maria da Fonseca, enquanto João Roquette, em representação do Esporão, assumiu a presidência do Conselho Fiscal.

Ana Isabel Alves, até aqui secretária geral, passa a desempenhar funções de diretora executiva. Licenciada em Direito, Ana Isabel Alves desempenhou nos últimos 12 anos a função de secretária geral, tendo trabalhado de perto com António Soares Franco, presidente da José Maria da Fonseca, e George Sandeman, administrador da Sogrape Vinhos.

Com uma vasta experiência no setor do vinho, é a representante da ACIBEV nas suas federações em Bruxelas, sendo igualmente perita no Grupo de Diálogo Civil Vinho, órgão consultivo da Comissão Europeia.

Entre outras, faz parte da Comissão Executiva do Fórum Nacional Álcool e Saúde e da Comissão Nacional da OIV – Organização Internacional do Vinho em Portugal.

Por seu turno, o novo presidente da ACIBEV, Jorge Monteiro, entrou no mundo dos vinhos em 1999, quando assumiu a direção do Instituto dos Vinhos do Porto (IVP), hoje designado Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Após uma passagem num conjunto de empresas nas áreas da produção e transformação de produtos agrícolas, regressou ao setor dos vinhos em 2011 quando assumiu a presidência da ViniPortugal, cargo que exerceu até maio de 2020.

Antes, em 1996, assumiu a vice-presidência da CCRN – Comissão de Coordenação da Região Norte e, simultaneamente, desempenhou as funções de Gestor do Programa de Desenvolvimento do Douro, PRODOURO.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto, em 1975, complementada por diversas pós-graduações em diversas áreas, Jorge Monteiro foi ainda gestor de participações numa sociedade de capital de risco, diretor-geral do Business and Innovation Centre do Porto e diretor executivo da Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial (APGEI).

Da nova direção da ACIBEV fazem também parte Eduardo Medeiro (Bacalhôa) e Maria José Viana (Enoport), como vice-presidentes, assumindo a função de vogais Catarina Coelho (Borges), Francisco Tovar (Heritage Wines), Luís Vieira (Parras Wines), Luísa Amorim (Quinta Nova), Miguel Pessanha (Sogrape) e Pedro Pereira Gonçalves (Monte da Ravasqueira).

A ACIBEV é a associação empresarial, de âmbito nacional, que representa uma parte significativa do volume de negócios do setor – produção, distribuição e comércio de vinhos e bebidas espirituosas bem como vinagres e destilação de produtos vínicos.

Os seus associados têm um volume de negócios anual de mais de seiscentos milhões de euros, 50% dos quais gerados através da exportação.

“Entre os seus associados encontram-se a maioria das empresas exportadoras nacionais, as empresas líderes nas diversas regiões demarcadas e as empresas criadoras de marcas que aportam valor aos vinhos portugueses”, destaca um comunicado da ACIBEV.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.