Jornalista britânico desaparece na Amazónia

Phillips, que colaborava regularmente com o “The Guardian” no Brasil, foi visto pela última vez na região de Javari, no estado do Amazonas, durante o fim de semana, quando viajava naquela região com o indigenista Bruno Araújo Pereira.

O jornalista britânico Dom Phillips e um indigenista brasileiro desapareceram numa área remota da Amazónia, noticia a “BBC”.

Phillips, que colaborava regularmente com o “The Guardian” no Brasil, foi visto pela última vez na região de Javari, no estado do Amazonas, durante o fim de semana, quando viajava naquela região com Bruno Araújo Pereira.

De acordo com a estação televisiva, Philips e Bruno Pereira tinham recebido ameaças alguns dias antes do seu desaparecimento.

A polícia federal e a marinha estão a efetuar buscas naquela região, tendo sido detidos dois pescadores, na segunda-feira à noite, na sequência do desaparecimento dos homens, segundo o jornal “O Globo”.

O “The Guardian” já fez saber que está atento à situação, estando a colaborar para a recolha de informação sobre o paradeiro e o estado de Phillips”.

A região noroeste do Javari – onde vivem mais de 20 grupos indígenas – tem sido alvo de ataques nos últimos anos.

A agência de assuntos indígenas do governo, Funai, que tem uma base naquela região, também foi atacada várias vezes nos últimos anos.

Recomendadas

Avalanche em Itália mata pelo menos sete pessoas. Draghi culpa as alterações climáticas

A região tem registado temperaturas excecionalmente altas nos últimos dias. “O calor é incomum”, disse o porta-voz do serviço de resgate, Walter Milan, observando que os termómetros atingiram 10°C no pico da montanha nos últimos dias.

Ucrânia precisa de 750 mil milhões de dólares para plano de recuperação

“Hoje, as perdas diretas de infraestrutura da Ucrânia chegam a mais de cem mil milhões de dólares. Quem vai pagar pelo plano de renovação, que já está a ser avaliado em 750 mil milhões?”, questionou o primeiro-ministro do país, Denys Shmygal.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 4 de julho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários