O jornalista britânico Dom Phillips e um indigenista brasileiro desapareceram numa área remota da Amazónia, noticia a “BBC”.
Phillips, que colaborava regularmente com o “The Guardian” no Brasil, foi visto pela última vez na região de Javari, no estado do Amazonas, durante o fim de semana, quando viajava naquela região com Bruno Araújo Pereira.
De acordo com a estação televisiva, Philips e Bruno Pereira tinham recebido ameaças alguns dias antes do seu desaparecimento.
A polícia federal e a marinha estão a efetuar buscas naquela região, tendo sido detidos dois pescadores, na segunda-feira à noite, na sequência do desaparecimento dos homens, segundo o jornal “O Globo”.
O “The Guardian” já fez saber que está atento à situação, estando a colaborar para a recolha de informação sobre o paradeiro e o estado de Phillips”.
A região noroeste do Javari – onde vivem mais de 20 grupos indígenas – tem sido alvo de ataques nos últimos anos.
A agência de assuntos indígenas do governo, Funai, que tem uma base naquela região, também foi atacada várias vezes nos últimos anos.
O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão desaparecidos na Amazônia. Estavam na região reportando invasões de terras indígenas. Phillips me entrevistou para o @guardian em 2017. Espero que sejam encontrados logo, que estejam bem e em segurança. pic.twitter.com/nuyJfmyOqr
— Lula (@LulaOficial) June 6, 2022