Jornalista americano que denunciou abusos sexuais de padres dá conferência na Católica

Walter Robinson, editor-at-Large no The Boston Globe, vai à Faculdade de Ciências Humanas dia 8 de novembro falar sobre a importância do jornalismo de investigação para a sobrevivência da democracia.

O jornalista que denunciou o caso Spotlight, sobre abusos sexuais cometidos por padres católicos nos Estados Unidos, profere dia 8 de novembro, uma  palestra na FCH da Universidade Católica em Lisboa. Subordinada ao tema “Democracy’s Survival is in Peril. Can a Free Press and Investigative Reporting save it?”, a palestra tem início às 18h00 e, embora particularmente destinada aos alunos de Ciências da Comunicação, está aberta a toda a comunidade académica.

Walter Robinson falará do seu percurso profissional, explicando como liderou a investigação deste caso que foi acompanhado em todo o mundo e que lhe valeu o Prémio Pulitzer 2003.

“Walter Robinson é uma das referências maiores do jornalismo contemporâneo, tendo-se destacado por cumprir uma das missões nobres do jornalismo: denunciar situações de abuso de poder.  O seu percurso profissional será certamente inspirador para todos aqueles que acreditam na importância do jornalismo de investigação” salienta Nelson Ribeiro, diretor da FCH da Católica.

Walter V. Robinson é editor-at-Large do The Boston Globe e professor de jornalismo de investigação na Arizona State University e na Northeastern University. Liderou a unidade de investigação Spotlight que, no início da década de 2000, denunciou o escândalo que encobriu os crimes de centenas de padres católicos em Boston. A investigação valeu-lhe o Prémio Pulitzer  em 2003 e serviu ainda de argumento para o filme O Caso Spotlight, vencedor de Óscar em 2015.

Recomendadas

Restaurantes da AHRESP vão assegurar alimentação dos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude

A AHRESP vai apoiar a Fundação na “definição das regras de funcionamento da rede de restaurantes e similares que irão assegurar o fornecimento de refeições para os participantes da Jornada Mundial da Juventude e contactar restaurantes e similares para promover a sua adesão à rede, bem como promover o uso do Guia de Boas Práticas da Restauração e Bebidas junto da rede”, lê-se no comunicado.  

Complemento excecional a pensionistas: SNQTB remeteu nova carta ao Primeiro-Ministro

Depois do OE2023 ter sido aprovado o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários diz que “o Partido Socialista mantém a injustiça em relação aos bancários reformados que foram indevidamente excluídos da atribuição do complemento excecional a pensionistas”.

PremiumRede 5G, um ano e quatro mil antenas depois

Portugal arrancou com a tecnologia de quinta geração a 26 de novembro. NOS, a primeira a lançar, revela que conta com 3.200 estações instaladas.
Comentários