[weglot_switcher]

Jornalista russo leiloa prémio Nobel da Paz para ajudar refugiados ucranianos

Dmitry Muratov, que ganhou o prémio Nobel o ano passado, disse que todo o dinheiro da venda seria usado para ajudar os refugiados da guerra na Ucrânia.
21 Junho 2022, 10h33

O editor-chefe do jornal independente russo Novaya Gazeta leiloou a sua medalha de Prémio Nobel da Paz por 103,5 milhões de dólares (97,85 milhões de euros).

Dmitry Muratov disse que todo o dinheiro da venda iria servir para ajudar os refugiados da guerra na Ucrânia. “É preciso que as pessoas entendam que há uma guerra a acontecer e precisamos ajudar as pessoas que mais sofrem”, disse Muratov, num vídeo divulgado pela Heritage Auction, que realizou a venda, e citado pela “BBC”.

A Heritage Auctions não revelou quem foi o licitante vencedor.

No ano passado, Muratov foi co-premiado, em conjunto com a jornalista filipina Maria Ressa, com o Nobel da Paz por defender a liberdade de expressão na Rússia. Ressa e Muratov são conhecidos por publicar investigações que irritaram os líderes dos seus países e por se terem tornado símbolos da luta pela liberdade de imprensa.

Muratov é um dos jornalistas que fundou a Novaya Gazeta em 1993, após a queda da União Soviética. Desde 2000, seis jornalistas do jornal e colaboradores foram mortos em conexão com o seu trabalho, incluindo a jornalista de investigação Anna Politkovskaya.

Mais recentemente, em março, a Novaya Gazeta suspendeu as operações após a invasão da Ucrânia pela Rússia. O jornal suspendeu atividade depois de Moscovo ter dito que qualquer pessoa que descrevesse as ações da Rússia na Ucrânia como “guerra” enfrentaria multas pesadas ou pena de prisão. O Kremlin chama o conflito de “operação militar especial”.

Os jornalistas tiveram de se exilar e estão agora a publicar o jornal a partir de Riga, capital da Letónia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.