[weglot_switcher]

José Eduardo dos Santos. Filha apresenta queixa por tentativa de homicídio contra mulher e médico (com áudio)

Tchizé dos Santos pediu também proteção policial para o seu pai, que se encontra em coma numa clínica de Barcelona.
5 Julho 2022, 09h31

Uma das filhas do antigo presidente angolano apresentou queixa contra o médico pessoal e a mulher de José Eduardo dos Santos.

Tchizé dos Santos apresentou queixa contra o médico João Afonso e contra Ana Paula dos Santos, alegando um suposto complot para acabar com a vida do ex-presidente que liderou o país lusófono durante 38 anos.

Tchizé dos Santos é filha da jurista Maria Luísa Abrantes, tendo um irmão direto, Coreon Dú. O ex-presidente angolano tem um total de 10 filhos, incluindo Isabel dos Santos, filha de Tatiana Kukanova, que nasceu na Rússia.

A queixa foi apresentada na polícia catalã, os Mossos de Esquadra, segundo o jornal “La Vanguardia”.

José Eduardo dos Santos, 79 anos, encontra-se hospitalizado na clínica Teknon de Barcelona desde 23 de julho e está em coma depois de uma paragem cardiorrespiratória e de uma insuficiência pulmonar. O político vive numa casa na zona de Pedralbes há três anos.

Tchizé dos Santos acusa as duas pessoas de estar a minar a saúde do ex-PR angolano nos últimos meses, destacando que já perdeu mais de 30 quilos desde que viajou para Angola em 2021, segundo a versão da filha do ex-presidente, citada pelo “La Vanguardia”.

Além de acusá-los de tentativa de homicídio, Tchizé dos Santos também invoca os delitos de omissão do dever de socorro, lesões por imprudência grave e revelação de segredos.

Devido à presença de várias pessoas alheias à família no seu quarto nesta clinica, Tchizé dos Santos pediu aos Mossos de Esquadra proteção para o seu pai.

Esta filha de ‘Zédu’, como é conhecido popularmente em Angola, não quer que o seu pai seja enterrado em Angola com honras de Estado, mas sim em Barcelona, alegando que era desejo do seu pai ser enterrado na cidade condal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.