[weglot_switcher]

José Estevens, um autarca que deixa marca

O antigo presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, José Estevens, um dos autarcas mais emblemáticos do Algarve em democracia, foi a enterrar esta quinta-feira, 25 de maio, no concelho que o viu nascer e que serviu.
25 Maio 2023, 23h17

José Fernandes Estevens, de 67 anos, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, entre 1998 e 2013, pelo PSD, morreu dia 23 de maio, de doença prolongada, no Hospital de Faro, indo a enterrar no cemitério de Castro Marim, esta quinta-feira.

Natural de Altura, uma das quatro freguesias do concelho de Castro Marim, onde viveu a maior parte da sua vida, era advogado, mas esteve sempre ligado à vida autárquica, dedicando a sua vida às causas do desenvolvimento local e regional.

Destacou-se como um dos autarcas mais emblemáticos do Algarve em democracia pela obra que empreendeu.

Castro Marim – Uma Terra Com História –  assinatura imortalizada durante os 16 anos do seu consulado, sobressaiu no mapa com as suas realizações na área do património histórico e turístico, cultura e educação.

Na sede do Concelho destacam-se a requalificação do forte de S. Sebastião e do Revelim de Santo António e a construção da Biblioteca Municipal, um projeto do arquitecto José Alberto Alegria.

Em Altura construiu um Agrupamento escolar. No Azinhal um Pavilhão Multiusos e esteve ligado à criação da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção. No Odeleite dez património da autarquia a Casa de Odeleite, importante entreposto comercial nas primeiras décadas do século XX, que transformou num Espaço Expositivo, Restauração e Centro de Documentação com Arquivo Gastronómico.

A marca de José Estevens fica também na iniciativa que instituiu e que é a maior do Concelho: os Dias Medievais, que se realizam na última semana de Agosto e atraem milhares de visitantes a esta vila do Algarve oriental, primeira sede da Ordem de Cristo. Empenhou-se igualmente no reconhecimento do sal e da flor do sal do concelho de Castro Marim, hoje reconhecidos em grande parte do mundo.

Jose Estevens, o autarca deixa uma marca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.