[weglot_switcher]

José Mourinho faz anos. 10 frases polémicas do ‘special one’

O treinador português celebra hoje 59 anos. Recorde algumas das suas frases mais marcantes nos clubes por onde passou.
  • José Mourinho
26 Janeiro 2022, 17h16

‘- “Por favor não digam que sou arrogante, porque o que eu digo é verdade. Sou campeão europeu, portanto, não aterrei aqui de paraquedas. Penso que sou especial (special one)” – durante a sua apresentação no Chelsea em 2004 depois de ter conquistado a Champions pelo FC Porto.

– “Barcelona é uma cidade cultural com muitos bons teatros e este rapaz [Lionel Messi] aprendeu muito bem. Ele aprendeu a fingir” – em fevereiro de 2006  quando Asier del Horno do Chelsea foi expulso contra o Barcelona.

– “Claro, como os espanhóis são campeões do mundo, os vossos amigos na imprensa protegem-te [a Sergio Ramos]… tal como acontece ao guarda-redes [Iker Casillas]” – Esta frase terá sido dita por José Mourinho ao defesa Sergio Ramos em janeiro de 2012, conforme citada então pelo jornal “Marca”. O treinador criticava o defesa pela marcação que deu origem a um dos golos, mas também criticou o defesa pelas declarações pós-jogo: “Vocês mataram-me [com as respostas aos jornalistas] na zona mista”, acrescentou Mourinho. O Real Madrid viria a ganhar a La Liga no final desta época, mas Mourinho só aguentaria mais um ano na capital espanhola, entre guerras no balneário e um rival duríssimo pela frente, o Barcelona de Pep Guardiola (sairia no verão de 2012) e Lionel Messi, uma das melhores equipas de sempre na história.

– “Oiçam, sou um treinador. Não sou o Harry Potter. Ele é mágico, mas na realidade a magia não existe. A magia é ficção e o futebol é real” – em 2010 depois de empatar com o Maiorca no seu primeiro jogo no Real Madrid.

– “Ronaldo é um bom jogador, mas certamente que não é o melhor. Ele merece a bola de ouro porque a sua equipa ganhou a liga dos campeões e a Premier League. Mas, para mim, Ibrahimovic é o melhor” – na época de 2008/2009 ao serviço do Inter a comentar CR7 que então militava no Manchester United.

– “O Mario [Balotelli] era muito engraçado. Podia escrever um livro de 200 páginas dos meus dois anos no Inter com o Mario. Mas o livro não seria um drama, mas uma comédia. Lembro-me uma vez em Kazan [Rússia] na Liga dos Campeões [2009]. Tinha todos os avançados lesionados. Sem Milito, sem Eto’O, o Mario era o único. Ele leva então um cartão amarelo ao minuto 42,43. Ao intervalo, chego ao balneário e passo 14 dos 15 minutos a falar com o Mario: ‘Não te posso tirar. Não posso fazer uma substituição, não tenho um avançado no banco. Não toques em ninguém. Joga só a bola. Quando perdermos a bola, não reajas. Se alguém te provocar, não reajas. Se o árbitro fizer um erro, não reajas. Por favor, Mario'”… O jogo recomeça depois do intervalo: “Minuto 46, cartão vermelho!” – contou o treinador português anos mais tarde. Na verdade, os cartões foram dados a tempos diferentes: Balotelli levou o primeiro amarelo aos 20 minutos e o segundo amarelo e expulsão aos 60 minutos.

– “Um rapaz [Cristiano Ronaldo] teve declarações não muito…não mostrou maturidade e respeito, talvez tenha tido uma infância difícil, sem educação, talvez seja a consequência disso. O Sir Alex [Ferguson] sentiu que tinha de proteger este rapaz. São coisas normais. Não tenho problemas com Ferguson, nem com o rapaz” –  em abril de 2007. O Manchester United acabaria por vencer a Premier League contra o Chelsea de Mourinho. O treinador português considerou que o United foi beneficiado em termos de penaltis, e Ronaldo (22 anos) respondeu que Mourinho não sabia “admitir as suas próprias falhas”.

– “Não comeces a festejar que o jogo ainda não acabou”, disse Mourinho ao ouvido de Pep Guardiola na segunda mão da semifinal da Liga dos Campeões em Camp Nou em 2010. O Barcelona venceu o jogo muito emotivo por 1-0, mas o Inter venceu a eliminatória por 3-2 e acabaria por ir à final vencer o Bayern de Munique. O treinador só revelou o que disse em entrevista em 2021, tendo aproveitado um momento em que Guardiola dava instruções a Zlatan Ibrahimovic.

– “Até agora existia um grupo muito pequeno de treinadores que não falam de árbitros e um grupo muito grande, onde eu estou incluído, que criticam os árbitros. Agora, com os comentários do PEP, começou uma nova era com um terceiro grupo, composto só por ele, que critica as decisões dos árbitros quando tomam as decisões certas. Isto é completamente novo para mim” – em 2011 antes do segundo jogo da semifinal entre o Real Madrid e o Barcelona que acabaria por passar à final e vencer o torneio nesse ano.

– “Vou ser mais explícito para os menos inteligentes… O Benfica tem uma boa estrutura de prospeção, um presidente com a capacidade de dar ao seu treinador bons plantéis. Não gostei de um colega de profissão ter duvidado das minhas palavras mas fico contente de perceber que lê Alexandre Dumas, ao contrário de mim, que por estar fora, leio a gramática portuguesa”, disse Mourinho em setembro de 2014 respondendo a Jorge Jesus que tinha criticado as declarações do treinador do Chelsea quando este disse que o clube inglês já seguia o jogador Talisca no campeonato brasileiro. “Talisca é um jovem, se o Benfica chegou primeiro mais uma vez demonstra que tem muita qualidade naquilo que faz. Pelos jogos que o Talisca tinha feito no Brasil, para mim eles conheciam tanto o Talisca como eu conhecia o D’Artagnan”, disse na altura Jesus.

Fontes: ESPN, Bleacher Report, Goal, Sky News, CNN, Record

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.