PremiumJosé Ramos-Horta: “Timor-Leste vai ser um ótimo destino para investimentos portugueses”

“Sem a sabedoria e persistência da diplomacia portuguesa, não seria eu sozinho que poderia transformar, mobilizar a opinião pública internacional, levar a União Europeia a apoiar e, igualmente, levar os Estados Unidos a mudarem de posição. Não foi Portugal sozinho, mas o papel de Portugal foi absolutamente crucial”, disse o Presidente de Timor-Leste numa entrevista ao JE.

Passaram duas décadas desde que Timor-Leste recuperou a sua independência, em 2002, depois de 27 anos de ocupação indonésia. Como avalia o percurso económico e social do país neste período?

Francamente positivo. Em 1999 [data do referendo sobre a independência do país], praticamente todo o Timor era um país em escombros, destruído. Não havia o que se pode chamar economia, a agricultura de subsistência foi abandonada, não havia, sequer, dinheiro a circular na maior parte do país; nem na capital Díli havia cash [dinheiro em circulação].

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Comida inovadora, vinhos e música num jardim com vista deslumbrante

O primeiro na série “Lodge Pops” da Churchill’s vai acontecer no próximo dia 2 de julho e vai trazer os Protest Kitchen – um pop-up do chef Andrey Mikheev e do barista Fanis Stylianou. A música estará a cargo do DJ portuense André Carvalho.

“Campo de Sangue” de João Mário Grilo estreia hoje nos cinemas

O filme, inspirado no romance de estreia de Dulce Maria Cardoso, chega hoje às salas de cinema em Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal, Almada e Oeiras. Trata-se da primeira longa-metragem de ficção de João Mário Grilo em mais de uma década. Produzido por Ana Pinhão Moura, tem música de Mário Laginha.

Filme de Bruno Gascon “Sombra” estreia na RTP1 como minissérie

Anos depois do desaparecimento de uma criança, uma mãe continua a tentar encontrar o seu filho… Uma história de superação baseada em factos verídicos chega à RTP1 a 29 de junho. Para ver, e rever, em quatro episódios.
Comentários