[weglot_switcher]

JP Morgan aconselha investidores a apostar em Portugal em detrimento de Espanha

O banco norte-americano está a apostar em dívida portuguesa por ser mais rentável do que a espanhola, que está a ser penalizada pela incerteza política em Espanha.
13 Fevereiro 2019, 09h30

O JP Morgan está a aconselhar os investidores a apostar mais em Portugal, em detrimento de Espanha. O banco norte-americano aposta na dívida portuguesa a oito anos, que dá uma rentabilidade anual superior em 30 pontos base ao equivalente de Espanha, avança o jornal Expansíon esta quarta-feira.

A dívida política espanhola está a ser penalizada pelo risco político do reino de Espanha, devido à incerteza política no país vizinho. Conforme avança o El Mundo hoje, o presidente Pedro Sanchéz vai convocar eleições depois do congresso chumbar o Orçamento do Estado proposto pelo Governo socialista. As eleições deverão ter lugar a 28 de abril ou a 26 de maio, data em que também vão ter lugar as eleições europeias, autónomas e municipais.

“Acreditamos que Portugal tem uma história mais convincente em 2019 do que Espanha”, segundo Gianluca Salford do JP Morgan em Londres.

“Ambos os países moveram-se em paralelo no mercado nos últimos meses, mas a nossa expetativa de um aumento do ruído político em Espanha, devido ao debate do Orçamento, pode facilitar uma melhor trajetória da dívida portuguesa durante as próximas semanas”, disse o responsável do JP Morgan citado pelo Expansíon.

Portugal vai hoje aos mercados com o objetivo de financiar-se até mil milhões de euros. O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai esta quarta-feira realizar um leilão duplo de Obrigações do Tesouro (OT) a 10 e de 15 anos.

https://jornaleconomico.pt/noticias/tesouro-quer-aproveitar-apetite-para-angariar-ate-mil-milhoes-em-divida-a-10-e-15-anos-410517

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.