JPP: 40% dos alunos da Madeira continuam sem apoios da ação social

“Quem é da classe média é considerado rico”, declarou sarcasticamente o deputado do JPP, Paulo Alves, apontando para o facto de que, na prática, os apoios são apenas concedidos ao 1º e 2º escalão.

O partido Juntos pelo Povo (JPP) lembrou que perto de 40% dos alunos não têm direito a apoios da ação social, refutando o argumento do Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, de que 66% dos alunos têm acesso aos apoios da ação social.

“Quem é da classe média é considerado rico”, declarou sarcasticamente o deputado do JPP, Paulo Alves, apontando para o facto de que, na prática, os apoios são apenas concedidos ao 1º e 2º escalão.

Paulo Alves procurou especificar com exemplos mais concretos e apontou ainda para o investimento assumido pelo executivo regional em assegurar infraestruturas escolares, nomeadamente espaços desportivos.

Nesse âmbito, deu exemplo de escolas que necessitam de tais infraestruturas, como a Escola Básica de Santa Cruz, onde os alunos têm um polidesportivo descoberto, exposto à chuva e ao sol extremo, e a piscina de Machico, que necessita de obras no teto para proteger da chuva.

Ainda no que diz respeito às escolas, o JPP lembrou a situação da Escola Hoteleira, que viu o contrato de concessão prorrogado por mais um ano numa situação que se arrasta “há mais de dez anos”, e questionou se o executivo regional irá rescindir o contrato com o CELF.

Em resposta, o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, afirmou termos “um pacto desportivo muito significativo” neste orçamento, com “prioridades muito definidas” contrariamente a outras autarquias que não executam os seus compromissos, apontou.

Em relação à Escola Hoteleira, Jorge Carvalho afirmou que a escola “tem todas as condições e funciona em plenitude” daí o Governo Regional “não existir qualquer razão para proceder à rescisão do contrato”.

Recomendadas

A crise pode constituir também uma oportunidade

No meio das crises há também oportunidades. A conjuntura que a Madeira enfrenta perante a desvalorização do euro face ao dólar é exemplo disso.

Madeira cria estrutura de missão para implementar Gabinete de Representação em Bruxelas

Foram ainda aprovados no Conselho de Governo três contratos-programa de desenvolvimento desportivo (CPDD) do Plano Regional de Apoio ao Desporto (PRAD) 2021/2022, de 186,4 mil euros.

Saiba como navegar na internet em segurança

Fraudes, roubos de identidade e dados, phishing, fake news, ataques a perfis, entre outros esquemas podem “atacar” os utilizadores do mundo digital caso não tomem as devidas precauções.
Comentários