O JPP criticou a falta de dinamismo e de oportunidades existentes no Mercado dos Lavradores.
A concelhia do JPP Funchal considera que o mercado está a perder a sua própria identidade, por estar cada vez mais vocacionado para os turistas em vez de servir os madeirenses.
“Os turistas quando visitam um local procuram o que é genuíno e não uma artificialidade. Infelizmente, o trabalho que está a ser desenvolvido pelo atual executivo camarário PSD/CDS mais não é do que uma continuidade do trabalho que era feito pelo anterior executivo camarário, sem introduzir qualquer inovação ou formas de incentivo que venham enriquecer e dinamizar a economia regional e a própria produção agrícola madeirense”, diz a concelhia do JPP.
O partido salienta que uma das queixas dos comerciantes prende-se com a “forte competitividade das grandes superfícies que poderia ser atenuada caso existissem formas de mobilização da população ao Mercado, nomeadamente, com a criação de protocolos com os parques de estacionamento circundantes, permitindo valores mais baixos, ou até a isenção de pagamento para quem efetue compras no Mercado”.
O JPP considera que para as barracas que comercializam produtos 100% regionais ou frutos e hortícolas por serem produtos que mantêm as características tradicionais do Mercado, “deveria existir uma bonificação das rendas, incentivando assim a comercialização de produtos regionais”.
O partido diz que é preciso inovar na dinamização do Mercado, “maximizando os recursos infraestruturais e humanos existentes, bem como todo o investimento que já foi feito naquele espaço permitindo maior liberdade aos comerciantes que laboram no mercado, aumentando a oferta aos consumidores e incentivando a produção agrícola e artesanal regional”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com