JPP reúne-se com Coalición Canária para reforçar laços nos transportes, saúde e economia (com áudio)

O JPP procurou reforçar os laços com a Coalición Canária, em várias áreas de atuação como as mobilidades e transportes, a saúde e coesão territorial, a fiscalidade e a economia, algo que o partido considera estratégico para ambas as regiões insulares.

O JPP reuniu-se com a Coalición Canária, no âmbito do acordo de cooperação interparlamentar. O reforço dos laços entre as duas forças políticas em áreas como a mobilidade, transportes, saúde, coesão territorial, fiscalidade e economia foi um dos objetivos das jornadas interparlamentares que decorrem na Madeira até esta sexta-feira.

“Os laços com Canárias são históricos e remontam ao tempo das naus e da cultura da cana-de-açúcar, criando-se laços de amizade, sociais, culturais e comerciais. Reforçar os laços que unem o JPP e a Coalición Canária, em várias áreas de atuação como as mobilidades e transportes, a saúde e coesão territorial, a fiscalidade e a economia, por exemplo, torna-se estratégico para ambas as regiões insulares”, disse o líder parlamentar do JPP, Élvio Sousa.

O deputado do JPP salientou a necessidade de “fazer salvaguardar os direitos dos cidadãos residentes nas Ilhas, sendo esta uma questão de justiça social que deve ser assumida, quer pelos Estados Nacionais, quer pelos Governos mais próximos”, onde se inclui dossiers como o subsídio social de mobilidade e a ligação Ferry entre a Madeira e o Continente Português.

Já o antigo vice-presidente do Governo de Canárias, Pablo Rodriguéz, destacou as dificuldades que resultam da  insularidade e da distância e defendeu uma “visão global de atuação onde as regiões insulares vivam a cidadania em igualdade de condições com os restantes cidadãos continentais”.

Pablo Rodriguéz referiu que “a própria Europa reconhece as Regiões Ultraperiféricas e a necessidade de adaptar as políticas europeias às condições específicas das ínsulas, mas às vezes, é mais difícil que nos entendam a nível central, no nosso próprio País”.

Recomendadas

Madeira: Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento disponibiliza máquina ATM Express na Praça CR7

As caixas ATM são especialmente direcionadas para os turistas, sector que têm vindo a atingir valores históricos na Região.

Madeira supera 1,1 milhões de dormidas no alojamento turístico em agosto

As estimativas para as dormidas de agosto de 2022 superam em 67 mil o valor do mês anterior, passando assim a constituir o registo mensal mais alto de sempre observado no alojamento turístico da Região.

Madeira investe 923 mil euros na reabilitação da ER 103 entre o Terreiro da Luta e o Poiso

Pedro Fino explicou que esta obra não foi financiada com fundos europeus, mas que a Região aguarda a abertura do novo quadro comunitário, contando que deverá haver enquadramento para o financiamento da reabilitação desta estrada.
Comentários