Se tem por hábito carregar o seu telemóvel ou tablet através de fichas ou cabos USB disponíveis em locais públicos, saiba que pode estar a ser vítima de uma fraude denominada ‘juice jacking’. O alerta está a ser dado pelas autoridades policiais de Los Angeles, nos Estados Unidos, recorrendo à rede social Instagram.

Neste vídeo, o responsável do Los Angeles County District Attorneys Office Luke Sisak, deixa o aviso para o facto de que “um carregamento grátis pode levar ao esvaziamento da sua conta bancária”. Esta fraude acontece quando os utilizadores ligam os seus aparelhos em portas USB ou cabos nos quais foram instalados vírus.

Desta forma, os piratas informáticos ficam com acesso aos aparelhos eletrónicos e podem ficar a conhecer os seus dados, como palavras-chave, mesmo em aparelhos trancados.

A melhor forma de combater esta fraude segundo os especialistas passa por utilizar apenas os seus próprios cabos e ligá-los somente em tomadas elétricas e nunca em fichas USB. Outra forma de combater o ‘juice jacking’ é transportar consigo uma ‘powerbank’.